Cálcio e vitamina D contra osteoporose
  • 10/04/2019

Cálcio e vitamina D contra osteoporose

Ter uma boa alimentação é um dos fatores mais importantes que influenciam no estado da saúde

Os ossos sofrem diretamente as consequências dos alimentos que entram em nosso corpo e é por isso que não podemos esquecer da relevância de ter uma boa alimentação. Para cuidar deles, existem vários suplementos e comidas que ajudam a prevenir doenças, como a osteoporose.

O cálcio

O cálcio é o principal fator que auxilia na formação, estrutura e manutenção dos ossos. Existe uma grande variedade de alimentos que são ricos neste mineral e que podemos consumir todo dia, nas quantidades recomendadas pelo médico, para fortalecer o esqueleto:

  • Leite e seus derivados (por exemplo: queijo e iogurte)
  • Amendoim, nozes e amêndoas
  • Vegetais de cor verde (como couve, espinafre e brócolis)
  • Peixes (especialmente o salmão e a sardinha)

Vitamina D

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, que é a substância mais importante para a formação dos ossos, por isso a nutricionista Flávia Ribeiro faz um alerta: “Não basta comer os alimentos ricos em vitamina D, é preciso ter exposição ao Sol pelo menos de 20 a 30 minutos por dia, para estimular a produção da vitamina no organismo”.

Ter uma boa alimentação é um dos fatores mais importantes que influenciam no estado da saúde. É por meio do que comemos que nosso corpo consegue extrair os nutrientes necessários para fortalecer os ossos.

A Osteoporose é uma doença silenciosa, que afeta cerca de 15 milhões de brasileiros e geralmente é descoberta depois de anos que já está nos ossos. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), mostra em seus estudos que 85% dos homens e 70% das mulheres com Osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura, por isso a prevenção se torna cada vez mais importante.

Um nutricionista qualificado pode orientar com uma dieta específica para quem tem osteoporose ou deseja prevenir. Na Orto Center, temos a equipe que você precisa. Marque uma consulta!

Leia também:

A nutrição como aliada dos ossos

Dieta rica em proteínas ajuda na prevenção da sarcopenia

A obesidade e os problemas ortopédicos