Como identificar e tratar o pé chato ou plano
  • 15/05/2019

Como identificar e tratar o pé chato ou plano

Deve-se ter atenção no caso de dores recorrentes, piora da deformidade, posicionamento assimétrico dos pés ou dificuldade nas atividades esportivas

Não existe um conceito universal da altura média do arco plantar, porém ao ficar em pé, se a planta do pé tocar o chão por inteiro, é considerado pé chato ou plano.

Na criança, nos primeiros 5 anos de vida, o pé tende a ter postura em vulgo, para dentro. A maior parte dos bebês apresentam pés planos, pois o arco ainda não se desenvolveu, o que ocorre entre os dois e seis anos.

Os pais devem estar atentos no caso de dores recorrentes, piora da deformidade, posicionamento assimétrico dos pés ou dificuldade na realização de atividades esportivas. Com o crescimento, normalmente a forma dos pés muda, mas, em alguns casos, o pé chato persiste até a idade adulta.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do pé chato ou plano é feito através de avaliação clínica e radiológica. Na avaliação o médico ortopedista pode pedir que o paciente ande descalço, para que ele observe a forma do movimento e, ainda, pode verificar o padrão de gasto da sola do sapato.

De acordo com o ortopedista Dr. Júlio Ferrão o tratamento, tanto em crianças como em adultos, é geralmente conservador, com utilização de exercícios ativos, como andar descalço na areia e uso de palmilhas específicas. Raramente é indicado cirurgia. E é importante que o médico avalie cada caso individualmente para indicar o melhor tratamento.

Leia também:

Você já ouviu falar em dor do crescimento?

Ortopedia Infantil

Esporão calcâneo, conheça suas causas, sintomas e tratamentos