O que é a baropodometria?
  • 24/05/2019

O que é a baropodometria?

Exame identifica e previne doenças

Também conhecido como teste da pisada, a baropodometria é um exame que capta através de milhares de sensores a pressão e distribuição do peso corporal.

O exame é feito numa plataforma, de forma estática e dinâmica, que permite avaliar o tipo de pé do paciente, a distribuição de carga corporal, o centro gravitacional postural, angulações e rotações dos joelhos, quadril e coluna vertebral, se a pisada é pronada, neutra ou supinada, os pontos de pressão dos pés, além de mesurar a oscilação do corpo estático.

A baropodometria pode ser realizada em qualquer pessoa, com ou sem indicação médica. Entre seus objetivos estão:

  • Identificar o tipo de pisada para criação das palmilhas postural e esportiva;
  • Descobrir o tipo de pisada;
  • Analisar a postura através de imagens captadas;
  • Identificar calosidades e pontos de dor;
  • Detectar áreas de risco no pé diabético;
  • Avaliar a biomecânica da pisada e da marcha.

Por que fazer o exame?

Os pés representam a principal fonte de sustentação do nosso corpo, são eles que recebem a maior carga ao tocar o chão ao longo do dia. Dores nas pernas, joelhos e até mesmo na coluna poderiam ser evitadas ou solucionadas, uma vez que, o paciente distribuísse de forma correta o peso e impacto do corpo enquanto caminha ou corre.

Como fazer?

O teste da pisada é feito através de um equipamento chamado baropodômetro, onde, o uso de sensores identifica de que forma são distribuídos os pontos de pressão na sola dos pés. Com a baropodometria é possível descobrir o que acontece com a base de sustentação de cada pessoa ao longo do dia. Caso seja detectado algum tipo de problema, o profissional consegue solucionar de diferentes formas. De acordo a necessidade encontrada pode ser indicada a realização de fisioterapia, ou o tratamento ocorre de forma mais simples, com o uso de uma palmilha feita sob medida para o paciente.

Leia também:

Raios X: como funciona, quando é indicado e contraindicações

A importância de Raios X no diagnóstico médico

Salto alto, o vilão da coluna vertebral