Rizartrose
  • 06/09/2018

Rizartrose

Doença que provoca dor e perda de força no dedo polegar

A artrose se dá pelo desgaste da articulação resultando no contato direto entre os ossos. Quando esse encontro acontece na base do polegar é chamado de rizartrose. Apesar de ser comum em mulheres de meia-idade pode afetar qualquer pessoa. Em geral quem possui rizartrose sofre desse problema nas duas mãos, por vezes a síndrome do túnel do carpo acompanha esta doença.

Sintomas:

Ø Dor

Ø Perda da força no polegar

Ø Dificuldade para realizar movimentos de pinça como escrever, tricotar, etc...

O diagnóstico pode ser feito através de um exame físico ou para confirmar com mais precisão o médico pode solicitar um raios x. Uma vez que a doença é diagnosticada é hora de iniciar o tratamento, cirúrgico ou não.

Com o uso de anti-inflamatórios e analgésicos o paciente alcança um alívio considerável da dor, porém a força e os movimentos de pinça não são recuperados desta maneira. O mesmo ocorre com sessões de fisioterapia e acupuntura, muito úteis na maioria dos casos em que dor é a principal queixa do paciente.


Quando os tratamentos convencionais não surtem mais efeito, a cirurgia é recomendada. Vários são os tipos de cirurgias possíveis e a indicação varia de acordo com cada caso. 

A cirurgia clássica para o tratamento da Rizartrose chama-se Artroplastia de Suspensão.

Após a cirurgia, colocamos uma tala que imobiliza o polegar, permitindo o completo movimento dos outros dedos. Após 7 dias será realizado o primeiro curativo e após 2 semanas serão retirados os pontos. O paciente, em geral, fica com o polegar imobilizado por três semanas. Uma vez que a cirurgia foi realizada com sucesso, os movimentos normais são recuperados por completo após 3 meses (em média).


Apesar de ser mais comum em mulheres, pode afetar qualquer pessoa. Em geral, quem possui rizartrose sofre desse problema nas duas mãos, por vezes a síndrome do túnel do carpo acompanha esta condição. ?

Em caso de sintomas, procure seu médico, especialista em mão. Responsável técnico: Dr. Raul Montano – CRM: 52.5588-58 | RQE: 14737.