Saiba como manter a saúde dos ossos
  • 23/05/2018

Saiba como manter a saúde dos ossos

No dia 31 de março, comemoramos no Brasil o Dia da Saúde e Nutrição, que visa criar consciência sobre as decisões alimentícias que tomamos todo dia e como podem nos afetar.

Saiba como manter a saúde dos ossos


O esqueleto é a estrutura que sustenta nosso corpo e que permite que tenhamos movimento. Quando alguma parte não está funcionando bem, como acontece quando há uma fratura, por exemplo, o resto das atividades ficam comprometidas. Com isso, podemos concluir que os ossos têm uma grande importância e que influenciam no estado de nosso bem-estar em geral – é por isso que cuidar deles é tão importante.

Há diversas medidas que podem ser tomadas para manter a saúde dos ossos, o segredo é achar um tempo do dia para implementar essas práticas até torná-las um hábito. Elas servem tanto para a prevenção de doenças como a osteoporose, a qual afeta milhões de brasileiros todo ano, como para melhorar a qualidade e expectativa de vida. Ter uma boa saúde óssea não precisa ser um objetivo difícil de alcançar. Veja a seguir os 3 passos essenciais:


1. Inclua cálcio na sua dieta


Desde a infância e durante a adolescência, os ossos passam por um período de mudanças e crescimento intenso, logo, é uma época importante na qual eles devem estar especialmente fortes e saudáveis para evitar qualquer transtorno no futuro. Para isso, devemos ingerir cálcio, nutriente presente em diversos alimentos que ajuda o organismo a fortalecer os ossos e prover estabilidade nessa fase de evolução.

Já como adultos, o consumo de cálcio também é importante porque embora os ossos não estejam mais crescendo, eles precisam manter sua integridade e massa, para assim evitar seu desgaste, o que pode levar a fraturas e/ou ao desenvolvimento de doenças na idade avançada. Esse nutriente está presente em diversos alimentos. Veja neste post do blog quais são: Alimentos que são aliados dos ossos.

É importante lembrar que para que essa ingestão de cálcio possa ser absorvida devidamente, a vitamina D deve estar presente. A principal fonte dessa vitamina é o sol, então ter uma exposição diária de 10 minutos já ajuda. Mas não esqueça o protetor solar!


2. Pratique atividade física


Estudos já comprovaram que a densidade óssea está diretamente ligada, além do nível de cálcio, à realização de exercícios físicos. Isso demonstra como a prática constante é fundamental para ter uma boa saúde dos ossos. Na fase de formação e crescimento, o movimento ajuda a formar novos tecidos e a fortalecer os músculos, e como adultos, o exercício é ótimo para remodelar os ossos. O ideal é praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana por 30 minutos como mínimo. Musculação, esportes ou até uma caminhada já ajudam muito, então não pare de se movimentar!


3. Consulte seu médico


Nosso organismo é uma máquina, nunca para de trabalhar, mesmo quando estamos dormindo. Então, assim como uma máquina, é preciso fazer “manutenções” regulares, o que para nosso corpo é uma visita ao médico. Na Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, temos todos os equipamentos precisos e os profissionais mais qualificados da área para lhe atender. Marque uma consulta hoje pelo site e visite-nos!