Torção, luxação e fratura
  • 13/07/2020

Torção, luxação e fratura

Você sabe diferenciar uma lesão da outra?

Quando nos machucamos é comum a dúvida sobre qual foi a gravidade do trauma sofrido, já que os sintomas de torção, luxação e fratura são bem parecidos. Para te auxiliar, explicamos a diferença entre as três lesões. 

A torção geralmente causa dor, inchaço e/ou roxidão. Ela se caracteriza pela ruptura total, parcial ou estiramento do ligamento de uma articulação, quando os ligamentos esticam-se além da sua capacidade. Nesse caso, há um movimento atípico do osso. Dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito com repouso, mas o ideal é que se procure um especialista. 

A luxação ocorre somente nas articulações e também causa dor, inchaço e hematoma, além de limitar ou impedir o movimento da área atingida. Ao contrário do que dizem, não é “só uma luxação”, essa lesão faz com que as extremidades dos ossos não se encontrem dentro da articulação, como um deslocamento. O tratamento pode ser o reposicionamento do osso e, para isso, deve ter o auxílio de um especialista. 

A fratura é um problema causado após algum trauma que leva a quebra do osso, ela pode ser considerada fechada ou exposta. Quando fechada, o osso não é evidenciado, mantendo-se dentro da pele, já na exposta há abertura da pele e é possível ver o osso do lado externo. Em alguns casos, o osso quebra parcialmente e em outros, há quebra completa. Sendo assim, é fundamental que se procure um especialista para evitar que o problema se agrave. Os sintomas comuns são dor, dificuldade de movimentação do local, inchaço e roxidão da pele no local da fratura.