Tratamento por Ondas de Choque (TOC), método não invasivo de cura em ortopedia
  • 21/05/2018

Tratamento por Ondas de Choque (TOC), método não invasivo de cura em ortopedia

Embora possa parecer o contrário, o TOC, Tratamento por Ondas de Choque, não implica uso de eletricidade de qualquer tipo.

Trata-se do uso de ondas sonoras, que mecanicamente atuam sobre uma região lesionada. O pulso sônico é curto e intenso o suficiente para provocar uma reação do organismo, em velocidade acima da do som (340,29 m/s, no nível do mar).

O método, em ortopedia, é bastante recente. Desde início da década de 1970, quando foi utilizado pela primeira vez para desintegrar cálculos renais, na Alemanha, as ondas passaram a ser utilizadas com fins de tratamento também em ortopedia.

Em 1988, foi registrado o primeiro caso de tratamento de pseudoartrose em um ser humano, e dez anos depois foi fundada na Áustria a International Society For Muscoloskeletal Shockwave Therapy (ISMST), em português Sociedade Internacional de Tratamento Músculoesquelético por Ondas de Choque.


Em que casos é indicado o Tratamento por Ondas de Choque?


Em ortopedia, o TOC pode ser prescrito para tratar de diversos tipos de lesões. É especialmente indicado para problemas nas inserções entre tendões e ossos, tais como tendinites e epicondilite lateral.

As lesões articulares em geral, esporão calcâneo e problemas no tendão de um modo geral são os casos em que o TOC tem sido mais amplamente utilizado, embora seja também indicado para tratamento de feridas crônicas e problemas na calcificação dos ossos.

Pacientes que apresentam dificuldades em cicatrização, principalmente diabéticos, e lesões como escaras e causadas por insuficiência venosa crônica também são beneficiados pelo tratamento, nos casos em que os métodos convencionais não surtem efeito. Todo o tratamento é ambulatorial, e concluído em no máximo 30 minutos, em média.


Quem pode prescrever TOC?


Pelos ótimos resultados que apresenta, o Tratamento por Ondas de Choque vem ganhando cada vez mais adeptos, por ser seguro, quase indolor e não invasivo. Entretanto, ele só é recomendado quando os tratamentos usuais falham.

Por isso, no Brasil, apenas médicos ortopedistas com certificação pela SBTOC, Soceidade Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque, podem prescrever o TOC, para que os procedimentos sejam de fato realizados em segurança, garantindo sua eficácia.

A Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, conta setor especializado em Tratamento por Ondas de Choque, com especialistas de primeira linha, em nível internacional. Agende sua consulta e fale com nossos ortopedistas!

Dr Osiris Muniz

Dr. Osires Muniz Araújo 

ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

CRM: 52.34923-2

Especialidade – Terapia por Ondas de Choque