FLS - Prevenindo a Segunda Fratura
  • 16/07/2020

FLS - Prevenindo a Segunda Fratura

O Serviço de Ligação de Fratura – Fracture Liaison Service (FLS) é um modelo de atendimento pós-fratura que possui dois propósitos: melhorar o cuidado ao paciente e reduzir o número crescente de fraturas relacionadas mundialmente. O FLS da Orto Center é resultado do projeto “Pare na Primeira” que previne a osteoporose e é caracterizado pela ação multidisciplinar na identificação, tratamento e acompanhamento de pacientes do grupo de risco ou que já possuem a patologia instalada.

Com isso, a Orto Center conquistou o selo bronze da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), ficando em destaque no mapa de instituições mundiais que priorizam o cuidado com o paciente e a redução de fraturas. Diferentes especialidades são trabalhadas em conjunto na Orto Center para garantir melhor prognóstico aos pacientes, entre elas a ortopedia, traumatologia, nutrição, reumatologia, fisioterapia, psicologia e imagem. Atualmente, sua prevenção é voltada para a segunda fratura em mulheres acima de 45 anos e homens acima dos 60.

Além do seu programa permanente de atenção às doenças osteometabólicas, a Orto Center promove também campanhas de conscientização envolvendo seus especialistas e a comunidade na promoção da saúde óssea e musculoesquelética como, por exemplo, o programa da Sarcopenia. Sendo assim, nossa clínica atende aproximadamente 50 mil pacientes por ano e é o único centro de excelência certificado pelo IOF (Fundação Internacional de Osteoporose) na zona oeste do Rio a oferecer prevenção de refraturas por fragilidade.


ATENÇÃO

Mulheres na pós-menopausa, pessoas com histórico de osteoporose na família e desequilíbrio hormonal devem se consultar com o médico periodicamente. Sedentários, fumantes, pessoas com alimentação pobre em cálcio, que não se expõem à luz solar com frequência e consomem bebidas alcoólicas em excesso devem ficar atentas e buscar mudanças de hábito. Estima-se que até 2040 haverá um aumento de 245% dos casos de osteoporose, sendo a prevenção a melhor forma de combate.