Acupuntura
  • 20/05/2021

Acupuntura

Conheça essa técnica imbatível para dor

Acupuntura é uma técnica que integra a medicina tradicional chinesa usada em diversas áreas da saúde e que atua como auxiliar de tratamentos convencionais. As técnicas consistem na aplicação de agulhas bem finas com espessura de um fio capilar em pontos específicos do corpo que quando desequilibrados, causam dor no paciente.

A princípio, a prática de acupuntura busca reequilibrar a energia vital do corpo e tratar a principal e verdadeira fonte do problema. Para isso, as sessões devem ser realizadas em uma maca, com agulhas descartáveis extremamente finas utilizadas por um acupunturista dentro do tempo médio de 20 a 40 minutos. A aplicação pode ser feita em casos de doenças ortopédicas, reumatológicas, emocionais, gastrointestinais e pós-cirurgia, quando irá atuar na recuperação funcional de forma complementar à fisioterapia.

 Essa técnica pode ser utilizada de forma sistêmica (meridianos do corpo) ou em microssistemas (auriculoterapia, craniopuntura, etc). A aplicação de agulhas em pontos específicos próximos às terminações nervosas geram como resposta a liberação de substâncias conhecidas como neurotransmissores, endorfinas, serotoninas, bradicinina, entre outros que irão minimizar ou eliminar a dor e promover bem estar, além de desinflamar o local. 

A natureza desse tratamento é de regular e harmonizar o organismo como um todo, por isso, seu campo de atuação é bem amplo e eficaz em diversos tipos de patologias. Pacientes que fazem uso de medicamento para afinar o sangue devem ter atenção e não deixar de consultar o médico antes de realizar a acupuntura, pois as aplicações das agulhas podem causar leves sangramentos. 

Existem alguns tipos de acupuntura mas os principais são auricular e estética, sendo eles realizados na orelha e em pontos específicos do rosto e do corpo, respectivamente. A acupuntura auricular tem como objetivo tratar doenças físicas ou emocionais enquanto a estética visa melhorar a circulação sanguínea e estimular o crescimento das células de sustentação.