Artropatia Degenerativa: Você já ouviu falar dessa doença? Endoscopia soluciona o problema?
  • 06/03/2024

Artropatia Degenerativa: Você já ouviu falar dessa doença? Endoscopia soluciona o problema?

“Na maioria dos casos, sim, mas a cirurgia por via endoscópica é bastante trabalhosa” argumentam Edward Robert Orr e Renato Bastos, ortopedistas especialistas no procedimento.

Artropatia degenerativa

Também conhecida como Osteoartrite ou Artrose a Artropatia é responsável por prejudicar a qualidade de vida de muitas pessoas, comprometendo as articulações e, consequentemente, o movimento do corpo.

São diversas as patologias que podem afetar regiões do corpo, assim como o desgaste natural causado pelo decorrer do tempo, caso a pessoa não tenha os devidos cuidados.

Caso interessante

Paciente, aproximadamente 60 anos, atendido no ambulatório da Orto Center, pelos doutores Edward Robert Orr Renato Bastosapresentava diversas alterações degenerativas para coluna lombar em níveis diferentes.

Diante do caso, os cirurgiões optaram em realizar a cada 60 e/ou 180 dias procedimentos por via endoscópica e justificam a decisão:

“Assim, aos poucos, nós vamos solucionando o problema desse paciente, evitando a cirurgia de Artrodese da coluna que implica em fundir duas ou mais vértebras com material de síntese, parafusos, hastes metálicas, conectores etc. e sem previsão de retirada ou substituição dos implantes”.

Os médicos alertam também sobre as inúmeras complicações que podem acontecer nos procedimentos de Artrodeses: 

“O perigo dessas cirurgias abertas são as aderências e as radiculopatias (sintomas de irritação da raiz nervosa), além de eventualmente alguns pacientes evoluírem com disestesia distúrbio neurológico caracterizado por enfraquecimento ou alteração na sensibilidade dos sentidos” complementam.

Cirurgia via endoscópica realizada em 04 de março

Com abertura total do forame vertebral espécie de “túnel”, por onde passa o nervo espinhal e exploração do recesso lateral, justamente aquela região em que protege a raíz descendente que emerge na vértebra inferior, os cirurgiões finalizaram o procedimento:

“Depois de praticamente uma hora e 50 minutos de cirurgia conseguimos concluir a liberação total da raiz descendente de L4 e a raiz emergente de L3, concluindo com sucesso o procedimento cirúrgico”, comemoram os especialistas no procedimento.

Os doutores Edward e Bastos alertam:

“Muito cuidado nos procedimentos com alterações degenerativas. Os espaços além de serem muito pequenos existem aderências o que dificulta a técnica utilizada”.

Participaram da cirurgia endoscópica para Artropatia degenerativa da coluna lombar: Edward Robert Orr Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).

Se você acredita que a cirurgia endoscópica da coluna pode ajudá-lo, acesse www.ortocenter.com.br e marque uma consulta com um de nossos médicos especialistas no procedimento.

Acesse as mídias sociais da Orto Center e saiba mais: ( YouTubeInstagram e Facebook)

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center