Escoliose em crianças e adolescentes: a importância do diagnóstico precoce
  • 23/05/2023

Escoliose em crianças e adolescentes: a importância do diagnóstico precoce

Saiba com o ortopedista e traumatologista da Orto Center, Renato Bastos, como prevenir este problema de saúde infantil.

Escoliose é um desvio na coluna vertebral que, ao longo do tempo, pode prejudicar a criança e ao adolescente em suas atividades cotidianas, causando dor e desconforto. “Quanto antes a condição for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento” afirma o doutor Renato Bastos.

Diagnóstico

Escoliose geralmente se manifesta em crianças a partir de 10 anos, especialmente meninas, mas pode aparecer também em crianças menores ou maiores e em meninos. “O importante é quando houver suspeita de que algo está errado na postura da criança, seja qual for a idade e o sexo, procure logo ajuda médica” alerta Bastos.

Na consulta, é fundamental que o responsável conte ao médico se há presença de algum sintoma e se há histórico da doença na família.  “Em seguida, o mais comum é realizarmos alguns testes, entre eles o Teste de Adams procedimento que a criança flexiona o tronco, para frente, sem dobrar os joelhos, além da inspeção para a coluna vertebral e comprimento dos membros fazendo com que seja possível identificarmos o desvio da coluna mais facilmente” complementa o especialista em coluna vertebral.

“Para concluir o diagnóstico solicitamos exames de imagem, como Raios X,” acrescenta o ortopedista e traumatologista da Orto Center.

Tratamentos

Casos de desvio bem baixos - com curvatura mínima, podem não requerer tratamento imediato, mas é importante manter o acompanhamento médico para avaliar se a condição vai ou não progredir.

Quadros de grau leve - recebem indicações de exercícios e Fisioterapia como método de prevenção do agravamento da Escoliose

Quadros de grau médio - recebem a indicação de uso de Órtese (coletes) para correção postural, em especial durante o período de crescimento, além de também serem recomendados exercícios e sessões de Fisioterapia.

Casos mais graves - quando a Escoliose infantil já está acima de 50 graus, pode haver indicação de cirurgia. A correção do desvio vai depender da gravidade da situação. O pós-cirúrgico conta com Fisioterapia e medicação para dor.

Visite a Clínica Orto Center no horário de atendimento - das 8h às 20h – e procure um de nossos especialistas. Eles vão lhe dar todas as orientações adequadas sobre o tratamento da Escoliose infantil

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center