Saiba como tratar a Síndrome Acromial com lesão de manguito

O cirurgião ortopédico da Orto Center, Renato Bastos, relata o caso de um paciente idoso operado com sucesso.

Saiba como tratar a Síndrome Acromial com lesão de manguito

Assista ao vídeo: Saiba como tratar a Síndrome Acromial com lesão de manguito

O cirurgião ortopédico da Orto Center, Renato Bastos, relata o caso de um paciente idoso operado com sucesso.

A Síndrome Acromial com Lesão de Manguito é uma patologia causada pela compressão prolongada que gera inflamação ou degeneração na região das estruturas do ombro .

O doutor Renato Bastos , operou no dia dois de fevereiro passado, um idoso, 72 anos, que apresentava dores no ombro em evolução há seis meses. Segundo o médico, o paciente , realizou o procedimento de Viscossuplementação ( aplicação de uma injeção na articulação com ácido hialurônico) e tentou, sem sucesso, vários tratamentos conservadores.

Através de exame físico e imagem, Bastos , detectou que o paciente sofria com a chamada Síndrome de Fricção Acromial , ou seja, uma enfermidade que ocorre pelo estreitamento do espaço entre o acrômio ( proeminência óssea da escápula, localizada na parte superior do ombro ) e na cabeça do úmero, “levando a uma dificuldade para a passagem do tendão do supra espinhoso que apresentava uma pequena lesão” salienta o cirurgião .

O doutor explica o objetivo do procedimento minimamente invasivo: “Promover o aumento do espaço subacromial pela Bursectomia (remoção da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial) e Acromioplastia ( raspagem da ponta do acrômio”) complementa.

Ato operatório

Bastos comenta que ao acessar o espaço observou que a articulação tinha muitas lesões degenerativas no tendão do bíceps, além de cisto condral em glenóide ( bolsa próxima à articulação do ombro e na cabeça do úmero):

“O espaço estava praticamente todo destruído com muita bursa e com tecido degenerativo. Decidi, então, por realizar uma limpeza profunda da região intra-articular” acrescenta.

O cirurgião do corpo clínico da Orto Center destaca: “No final do procedimento optei por não realizar a sutura do tendão do supra, devido à sua qualidade estar muito friável (fragmentada). Aconteceu tudo de forma favorável ao paciente que a partir de agora vai iniciar a recuperação funcional” comemora Bastos.

Visualize nossos vídeos nas mídias sociais da Orto Center e confira todos os procedimentos realizados pela equipe de cirurgiões da Clínica.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center

Voltar