A folia chegou, mas será que seus pés aguentam?
  • 21/02/2020

A folia chegou, mas será que seus pés aguentam?

Quem nunca sofreu no final do bloco ou desfile com uma baita bolha, calo, ferida ou até mesmo uma possível fascite plantar?

Quem curte o Carnaval sabe que não basta gostar da folia é preciso preparo físico também para aguentar dezenas de bloquinhos, desfiles na Avenida e muito samba no pé...falando em pé, eles sofrem nessa época, por isso nosso fisioterapeuta, Alexandre Reisswitz, dá super dicas para quem não quer passar o Carnaval com aquelas dores típicas da folia.

Quem nunca sofreu no final do bloco ou desfile com uma baita bolha, calo, ferida ou até mesmo uma possível fascite plantar? Tudo isso pode impedir (e muito) que o folião continue curtindo a festa ou até mesmo dificultando o andar nos dias seguintes ao Carnaval.

Segundo Alexandre, chinelos de borracha e rasteirinhas são as piores opções, pois não oferecem apoio ao calcanhar, forçando o joelho, além de deixar o pé exposto: “As festas de Carnaval exigem muito do corpo, os foliões caminham, dançam e pulam, por isso, o calçado mais indicado é o tênis, principalmente o modelo de academia, que é mais maleável, consegue fazer uma pisada parecida com a natural e não exige força do usuário. Sem contar que, por ser fechado, o tênis protege o pé de derrapadas, sujeiras e riscos de machucados”, alerta.

Veja as dicas que Alexandre dá para os pés serem seus aliados nesse Carnaval e não os vilões:

1.      Cuide bem dos pés antes da festa

Às vezes, usamos calçados bem desconfortáveis no dia a dia, o que acaba tensionando nossos pés. Poupe-se de usar calçados muito duros ou saltos e sandálias que machuquem os pés. Faça o possível para manter os pés relaxados. Massageá-los durante o banho pode ser uma boa opção. Isso vai afastar as tensões e possíveis dores.

2.      Invista no tênis confortável e de qualidade

Um tênis de qualidade, adequado para o seu propósito, pode evitar o aparecimento de bolhas e outros machucados. Há tipos diferentes para caminhada. Não seria necessário um tênis que tenha amortecedores eficientes, por conta dos fortes impactos. É importante buscar mais conforto e a resistência ideal para cada caso. Além disso, o solado apropriado evita fadiga, dor nos pés e possíveis lesões como: Fascite plantar e Neuroma de Morton, além de poder causar dores nas costas. Tenha atenção também ao terreno onde você caminhará. Algumas superfícies requerem um solado mais firme e com capacidade de amortecimento caso haja pedras e buracos no trajeto.

3.      Escolha corretamente o tamanho do calçado

Nem apertado, nem folgado. Já sabemos que um calçado muito estreito não é nada bom, mas um calçado confortável também não significa aquele mais folgado no pé. Usar um tênis muito folgado, por exemplo, estimula a ativação excessiva da musculatura para mantê-lo seguro em nosso pé. Isso pode machucar tanto quanto um tênis apertado.

Compre seu número de costume — nada de comprar um tamanho maior ou mesmo um menor (pensando que o calçado vai ceder com o tempo). Experimente o produto. Se possível, caminhe pela loja com os pés calçados. Isso te ajudará a sentir os pontos de incômodo. Observe bem os seus dedos: eles não devem ficar “colados” ou apertados no bico do calçado. Ofereça o espaço devido a eles, para não machucá-los.

4.      Use protetores nos pontos mais sensíveis

Os pés mais sensíveis podem ter pontos específicos de maior dor ou incidência de machucados. Os esparadrapos são uma boa opção para proteger os pontos mais delicados. No entanto, tenha cuidado para não envolver os pés de modo muito justo e, assim, prender a circulação, ou deixar alguma ponta solta que possa causar fricção e criar machucados e bolhas. Se o seu pé já tem uma bolha ou machucado, não use esparadrapo direto na pele, coloque um pequeno pedacinho de gaze e cubra com esparadrapo. No momento em que for retirá-lo, a pele virá junto com o curativo, estourando a bolha e, assim, aumentando a ferida.

5.       Depois da festa, abuse do relaxamento

Após o dia todo de folia, depois do banho passe um hidratante, massageando os pés. Depois, deixe as pernas elevadas por cerca de vinte minutos. Isso vai ajudar na circulação e alívio dos pés, ou se quiser também pode colocar os pés dentro de uma bacia com água morna, por 20 minutos, para relaxar e tirar a tesão muscular dos pés e se prepare para o próximo dia de folia.