Artrodese lombar multissegmentar oferece ao paciente resultados significativos?
“Sim, a cirurgia que une duas ou mais vértebras lombares, elimina a dor e instabilidade e restaura o alinhamento da coluna”, garantem os ortopedistas, Alan Robert e Renato Bastos, especialistas em cirurgia de coluna vertebral.
1º momento - Histórico Clínico
Paciente, 68, convivia com sintomas incapacitantes na coluna vertebral. Há cerca de 2 a 3 anos, chegou no ambulatório da Orto Center, com quadro de claudicação neurogênica importante, associada a perda progressiva de sensibilidade, em ambos os membros inferiores, atrofia muscular e limitação severa para caminhar.
Na época, o paciente realizou Exame Radiográfico e Ressonância Magnética, que demonstraram: quadro de artropatia degenerativa (orteoartrite ou artrose) avançada, estenose do canal lateral e foraminal (estreitamento do canal na coluna vertebral), além de retificação lombar (lordose).
Apesar de múltiplas tentativas com tratamento conservador, entre eles Acupuntura, Alongamento, Fisioterapia e RPG, não houve melhora significativa.
“Optamos, então, pelo tratamento cirúrgico através de técnicas minimamente invasivas. O paciente foi submetido a quatro procedimentos endoscópicos”, complementam os doutores Alan Robert e Renato Bastos.
Abordagem Cirúrgica Inicial
• Descompressão em L3-L4, onde havia quase fechamento total do canal central, responsável pela claudicação intensa;
• Procedimentos interlaminares e intraforaminais em L4-L5 (técnicas de injeção de medicamentos na coluna lombar focadas nessas vértebras);
• Cirurgias em L5-S1, primeiro à direita e depois à esquerda.
“O pós-operatório imediato e nos meses seguintes trouxeram melhora expressiva da marcha e redução das alterações sensitivas, motoras e autonômicas (respiração, batimento cardíaco e digestão)”, assinalam os cirurgiões.
Entretanto, como era esperado em casos complexos, o paciente manteve dor lombar crônica intensa.
2º momento - Cirurgia Artrodese Lombar Multissegmentar em 03.09.2025 às 11h
Aproximadamente, um ano depois, diante da persistência dos sintomas, o paciente optou por nova intervenção, realizada nas raízes nervosas L3-L4, L4-L5, L5-S1.
Os cirurgiões, Alan e Bastos, descrevem como foi realizado o procedimento, que durou cerca de três horas e que segundo eles atingiu plenamente o objetivo: descompressão e estabilização da coluna lombar.
“Colocação de oito parafusos pediculares, duas hastes laterais e um crosslink (barra transversal para maior estabilidade);
Laminectomia direita, com retirada do recesso lateral e liberação completa dos forames radiculares em L3, L4, L5 e S1;
Enxerto ósseo e revisão rigorosa da hemostasia (processo natural do corpo que impede o sangramento excessivo)”.
Pós-operatório
O paciente saiu da sala com dreno, que deverá ser retirado em 24 a 48 horas, antes da alta hospitalar.
“É esperado, nos primeiros dias, algum grau de parestesia a alteração normal da sensibilidade ou disestesia alteração na sensibilidade ao toque, especialmente em membro inferior direito”, finalizam.
Reabilitação
O processo de recuperação já está programado no Setor de reabilitação funcional da Orto Center, com início precoce de Hidroterapia, visando acelerar a recuperação neuromuscular e funcional.
Artrodese lombar multissegmentar realizada por Alan Robert e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos); Claudia Ramos (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).
Para dúvidas e mais esclarecimentos sobre a cirurgia de artrodese da coluna, agende uma consulta pelo WhatsApp: 3861-6477 com os médicos ortopedistas e cirurgiões especialistas em coluna da Orto Center.
Acompanhe nossos canais de comunicação (YouTube, Instagram e Facebook)
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center

