Artrodese lombar multissegmentar oferece ao paciente resultados significativos?
  • 06/09/2025

Artrodese lombar multissegmentar oferece ao paciente resultados significativos?

“Sim, a cirurgia que une duas ou mais vértebras lombares, elimina a dor e instabilidade e restaura o alinhamento da coluna”, garantem os ortopedistas, Alan Robert e Renato Bastos, especialistas em cirurgia de coluna vertebral.

1º momento - Histórico Clínico

Paciente, 68, convivia com sintomas incapacitantes na coluna vertebral. Há cerca de 2 a 3 anos, chegou no ambulatório da Orto Center, com quadro de claudicação neurogênica importante, associada a perda progressiva de sensibilidade, em ambos os membros inferiores, atrofia muscular e limitação severa para caminhar.

Na época, o paciente realizou Exame Radiográfico e Ressonância Magnética, que demonstraram: quadro de artropatia degenerativa (orteoartrite ou artrose) avançada, estenose do canal lateral foraminal (estreitamento do canal na coluna vertebral), além de retificação lombar (lordose).

Apesar de múltiplas tentativas com tratamento conservador, entre eles Acupuntura, Alongamento, Fisioterapia e RPG, não houve melhora significativa.

“Optamos, então, pelo tratamento cirúrgico através de técnicas minimamente invasivas. O paciente foi submetido a quatro procedimentos endoscópicos”, complementam os doutores Alan Robert Renato Bastos.

Abordagem Cirúrgica Inicial

• Descompressão em L3-L4, onde havia quase fechamento total do canal central, responsável pela claudicação intensa;

• Procedimentos interlaminares e intraforaminais em L4-L5 (técnicas de injeção de medicamentos na coluna lombar focadas nessas vértebras);

• Cirurgias em L5-S1, primeiro à direita e depois à esquerda.

“O pós-operatório imediato e nos meses seguintes trouxeram melhora expressiva da marcha e redução das alterações sensitivas, motoras e autonômicas (respiração, batimento cardíaco e digestão), assinalam os cirurgiões.

Entretanto, como era esperado em casos complexos, o paciente manteve dor lombar crônica intensa.

2º momento - Cirurgia Artrodese Lombar Multissegmentar em 03.09.2025 às 11h

Aproximadamente, um ano depois, diante da persistência dos sintomas, o paciente optou por nova intervenção, realizada nas raízes nervosas L3-L4, L4-L5, L5-S1.

Os cirurgiões, Alan e Bastos, descrevem como foi realizado o procedimento, que durou cerca de três horas e que segundo eles atingiu plenamente o objetivo: descompressão e estabilização da coluna lombar.

“Colocação de oito parafusos pediculares, duas hastes laterais e um crosslink (barra transversal para maior estabilidade);

Laminectomia direita, com retirada do recesso lateral e liberação completa dos forames radiculares em L3, L4, L5 e S1;

Enxerto ósseo e revisão rigorosa da hemostasia (processo natural do corpo que impede o sangramento excessivo)”. 

Pós-operatório

paciente saiu da sala com dreno, que deverá ser retirado em 24 a 48 horas, antes da alta hospitalar.

“É esperado, nos primeiros dias, algum grau de parestesia a alteração normal da sensibilidade ou disestesia alteração na sensibilidade ao toque, especialmente em membro inferior direito”, finalizam.

Reabilitação

O processo de recuperação já está programado no Setor de reabilitação funcional da Orto Center, com início precoce de Hidroterapia, visando acelerar a recuperação neuromuscular e funcional.

Artrodese lombar multissegmentar realizada por Alan Robert e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos); Claudia Ramos (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).

Para dúvidas e mais esclarecimentos sobre a cirurgia de artrodese da coluna, agende uma consulta pelo WhatsApp: 3861-6477 com os médicos ortopedistas e cirurgiões especialistas em coluna da Orto Center.

Acompanhe nossos canais de comunicação (YouTubeInstagram e Facebook)

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center