Como envelhecer de forma saudável
  • 05/06/2019

Como envelhecer de forma saudável

Com os avanços da medicina e mais acesso a informação é possível envelhecer cada vez melhor

A manutenção de nossa saúde depende de vários fatores e se soubermos quais podem de alguma maneira nos prejudicar, podemos evitar e ter uma vida muito mais saudável.

Fatores que interferem na nossa saúde

  • Hábitos de vida

Os fatores que mais agravam nossa saúde vêm dos nossos hábitos, como estresse, pouca exposição ao Sol, sedentarismo, alimentação, fumo, bebida alcoólica, drogas, sono desequilibrado, etc. Avalie sua rotina e veja quais são os pontos negativos e comece a mudança o mais rápido possível.

  • Hereditariedade

Tudo que a nossa saúde pode ter herdado dos nossos pais merece nossa atenção. Por isso, procure saber tudo a respeito da sua herança genética para ajudar seu médico a lhe orientar sobre prevenção e controle de doenças.

  • Condições ambientais

Calor forte, frio intenso, temperaturas oscilantes e ambientes pouco ventilados podem diminuir a resistência do organismo e facilitar o aparecimento de doenças.

  • Doenças

É muito importante que você tenha um médico de confiança e que conheça seu histórico. Os idosos podem ser mais vulneráveis para diversas doenças, por isso é fundamental o acompanhamento médico e não só quando as doenças aparecem, mas antes, para que elas sejam prevenidas.

Problemas de saúde mais comuns em idosos

Osteoporose, sarcopenia, fraturas por quedas e tonturas, depressão, problemas de visão, de audição, pressão alta, diabetes, etc.

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro será superior a 76 anos até 2020. A osteoporose senil, por exemplo, atinge pessoas com mais de 70 anos, em cinco anos, teremos uma população com grandes riscos de fratura da coluna e quadril. Por isso é tão importante estarmos atentos a essa doença, que é silenciosa, afeta cerca de 15 milhões de brasileiros e geralmente é descoberta depois de anos que já está nos ossos.

Leia também:

Osteoporose: verdades e mitos

Sintomas e tratamento da sarcopenia

Por que a casa segura é tão importante para os idosos?