Dieta rica em proteínas ajuda na prevenção da sarcopenia
  • 30/01/2019

Dieta rica em proteínas ajuda na prevenção da sarcopenia

Para pessoas saudáveis recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso

A sarcopenia é uma síndrome que chega junto com o avanço da idade e se caracteriza pela perda progressiva de massa muscular, força, desempenho físico e consequentemente qualidade de vida. A partir dos 40 anos devemos ter ainda mais atenção com os músculos, pois é daí que começamos a perder 1% de massa muscular por ano.

A prevenção é fundamental quando falamos de perda de massa muscular. De forma conjunta, é preciso criar hábitos importantes para lutar contra a doença, como praticar exercícios regularmente, consultar o médico periodicamente e uma dieta equilibrada, no caso da prevenção da sarcopenia, rica em proteínas.

De acordo com a nutricionista Flávia Ribeiro, para pessoas saudáveis recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso, “principalmente para os idosos, que não tenham nenhuma contraindicação para isso”, completa a nutricionista.

Alguns alimentos ricos em proteína:

  • Frango (100 g) = 32,8 g de proteína
  • Queijo (100 g) = 26 g de proteína
  • Carne de vaca (100 g) = 26,4 de proteína
  • Soja (100 g) = 12,5 g de proteína
  • Quinoa (100 g) = 12 g de proteína
  • Tofu (100 g) = 8,5 g de proteína
  • Feijão (100 g) = 6,6 g de proteína

Tratamento

Para pessoas já diagnosticadas com sarcopenia é preciso avaliar cada caso individualmente, mas o tratamento além de envolver acompanhamento médico regular, exercícios físicos específicos com orientação, a dieta rica em proteínas também deve contar com uma suplementação, como Whey Protein, por exemplo. Mas é importante saber que o tratamento só deve ser feito com acompanhamento médico e de especialistas.

A Orto Center conta com uma equipe multidisciplinar especializada para tratar a sarcopenia, é a única clínica da região capacitada para o tratamento da doença. São médicos, fisioterapeutas, educador físico e nutricionista juntos para combater a sarcopenia e oferecer mais qualidade de vida para seus pacientes.

Leia também:

Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento

Cerca de 10 milhões de brasileiros têm osteoporose e a maioria não sabe

A nutrição contra a osteoporose: o que comer e o que evitar?