Doença de Paget
  • 20/07/2021

Doença de Paget

Saiba como identificar e tratar esta patologia

A Doença de Paget é um desequilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea que provoca uma remodelação errada, podendo causar a deformação e a compressão de estruturas importantes como nervos e vasos sanguíneos. Nestes casos, a composição dos ossos aumentam, fazendo com que eles fiquem mais espessos, no entanto, mais frágeis também. 

Na composição dos ossos existem diversos tipos de células, duas delas são osteoblastos e osteoclastos, sendo uma responsável pela formação e a outra pela reabsorção, respectivamente. A patologia acontece quando, em algum momento, uma célula prevalece em relação a outra, causando desordem, tendo em vista que o equilíbrio é fundamental para a saúde óssea.

Esta condição pode ser monostótica, ou seja, em apenas um osso ou poliostótica - em diversos ossos. Além de ser um pouco mais comum entre homens, na maioria das vezes, ela não manifesta sintomas, sendo descoberta por acaso e por isso, o diagnóstico conta com o auxílio de exames de sangue e imagem. Após a descoberta, inicia-se o tratamento para o controle da doença, já que não existe cura para este quadro. 

Para o tratamento é indicado o uso de ácido zoledrônico e até vitamina D, como na maioria das doenças osteometabólicas. Medicações como o ácido inativam  as ações da célula que está desregulada, como é o caso da reabsorção exacerbada do osso. É importante destacar que o osso não é uma formação imóvel,  a estrutura óssea está sempre se refazendo ao longo do tempo, e assim, precisando de atenção.