ENTREVISTA: Um caso clínico de luxação acromioclavicular. Cirurgia é a melhor indicação?
  • 30/05/2025

ENTREVISTA: Um caso clínico de luxação acromioclavicular. Cirurgia é a melhor indicação?

Saiba com o especialista em cirurgia de ombro, doutor Renato Bastos, quando o tratamento indicado é cirúrgico e qual a técnica mais adequada para esse caso.

Paciente62, sofreu uma queda e foi atendido no ambulatório da Orto Center, em 27.05.2025. Há algumas semanas sentia dor e impotência funcional no ombro esquerdo.

Doutor Renato Bastos: Como o senhor diagnosticou a luxação acromioclavicular grau IV, com tendência ao grau V?

Após avaliação clínica e exame de Raios-X constatei uma lesão grave, onde há ruptura completa dos ligamentos que estabilizam a articulação entre a clavícula e o acrômio, causando um desalinhamento significativo.

Nesse caso a cirurgia é a melhor indicação?

Para esse grau de lesão, não há dúvidas. O tratamento indicado é cirúrgico. A próxima decisão é escolher a técnica mais adequada.

Com o passar do tempo, as técnicas evoluíram. Como eram realizadas as primeiras cirurgias para correção da luxação acromioclavicular?

Eram utilizados fios simples, fios de Kirschner, parafusos ou cerclagem para fixar a clavícula ao acrômio. Embora na época fossem soluções inovadoras, essas técnicas apresentavam limitações como risco de soltura do material, falha mecânica e restrição parcial dos movimentos.

Atualmente, qual das técnicas oferece os melhores resultados e por quê?

É o sistema TightRope, da empresa Arthrex. Essa técnica consiste na passagem de um fio de alta resistência, através da clavícula e do processo coracoide, com a fixação de dois botões — um na clavícula e outro no coracoide.

O que permite o sistema TightRope?

Uma amarração firme, estável e anatômica, promovendo uma redução eficaz da luxação, com grande estabilidade.

E o resultado funcional?

Costuma ser excelente, permitindo a recuperação dos movimentos de abdução, rotação externa e o giro natural da clavícula sobre o acrômio, fundamentais para o pleno funcionamento do ombro.

Em que o senhor se baseia para escolher essa técnica?

Exclusivamente em critérios técnicos, científicos e na busca pelos melhores resultados para nossos pacientes. Ressalto, que não tenho qualquer conflito de interesses com a empresa Arthrex.

Gostou do conteúdo? Acesse nossas mídias sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e saiba muito mais.

Para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta entre em contato pelo WhatsApp 3861-6477 

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center