Hipertensão: é possível prevenir
  • 18/05/2018

Hipertensão: é possível prevenir

Dia mundial da hipertensão lembra os males causados pela doença e ensina como evita-la

O mundo inteiro tem o dia 17 de maio como uma data especial para lembrar e falar sobre a doença Hipertensão. A fim de conscientizar a população de que é possível evitar esse mal, vamos destacar a importância do Potássio na prevenção e controle desta condição.

Também chamada de “pressão alta”, a hipertensão se não tratada, tende a ser desastrosa. Entre as consequências de uma pressão arterial igual ou maior que 14 por 9, estão os casos de derrames cerebrais, insuficiência renal ou paralisação dos rins, alterações na visão, que podem levar à cegueira e doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito),

É de conhecimento de grande parte da população que a redução do sal tem papel fundamental no controle da doença, mas uma informação importantíssima, porém não tão difundida é que o potássio pode ajudar a controlar e até prevenir o quadro.

Em um estudo feito na Faculdade de Medicina Keck, na Universidade do Sul da Califórnia, pesquisadores concluíram que caprichar nesse mineral é tão importante quanto reduzir no sódio – com relação a manter a saúde dos vasos sanguíneos.


O mineral é responsável pela comunicação entre nervos e músculos, já que ajuda a mover todos os nutrientes dentro das células. O potássio traz inúmeros benefícios para a saúde muscular, nervosa, circulatória e óssea. Nossa nutricionista, Dra. Flávia Rodrigues, lista abaixo onde podemos encontrar o potássio:

 

·        Abacate;

·        Abóbora;

·        Batata;

·        Beterraba

·        Cenoura;

·        Cogumelo branco;

·        Couve;

·        Espinafre;

·        Feijão branco;

·        Iogurte natural.

·        Mamão papaia;

·        Melão;

·        Salmão;

·        Sardinha fresca;

·        Tomate (a fruta ou o molho).

 

Em casos mais sérios, a falta desse mineral causa batimentos cardíacos irregulares, resultando em arritmia, palpitação e, até mesmo, em uma parada cardíaca.

A falta de potássio também pode causar outros problemas, como diabetes, sobrepeso (devido ao acúmulo de gordura), problemas na densidade óssea, entre outros.

A quantidade recomendada de potássio varia de 2,5 a 3,5 gramas por dia.

Para controlar a hipertensão também é fundamental o controle do peso e a prática diária de atividade física, para que essas práticas sejam feitas com o máximo de êxito possível é sempre recomendado procurar um médico para orientações mais específicas.

“Mesmo com essas dicas e sugestões ir a uma consulta médica para que o profissional avalie cada caso especificamente é fundamental e indispensável”, finalizou Dra. Flávia.