Os 5 principais sintomas da sarcopenia
  • 18/02/2019

Os 5 principais sintomas da sarcopenia

A partir dos 40 anos devemos ter ainda mais atenção com os músculos, pois é daí que começamos a perder 1% de massa muscular por ano.

A Sarcopenia é a perda progressiva de massa muscular, força, desempenho físico e consequentemente qualidade de vida. Ela chega junto com o avanço da idade, por isso a partir dos 40 anos devemos ter ainda mais atenção com os músculos, pois é daí que começamos a perder 1% de massa muscular por ano.

Os fatores que levam à sarcopenia podem ser vários: diminuição da inervação, do ritmo de regeneração, hormônios, aumento de mediadores inflamatórios, álcool, café, medicamentos corticoides sistêmicos, tabagismo, alimentação, sedentarismo, genética, etc.

Os 5 principais sintomas da sarcopenia

1. Perda de massa muscular

Os primeiros sintomas que a pessoa com sarcopenia percebe são as pernas e braços mais finos e flácidos, além da diminuição da força e o aumento do tempo de locomoção.

2. Perda de equilíbrio

Com a diminuição da massa muscular, ou seja, menos músculos, o equilíbrio fica comprometido, além da elasticidade das principais articulações, como joelhos, quadril e tornozelos.

3. Quedas frequentes

Com a perda de massa muscular, do equilíbrio e como geralmente a casa não é adaptada, as quedas acabam sendo inevitáveis e como a sarcopenia anda junto com a osteoporose, as consequências podem ser extremamente graves.

4. Diminuição da resposta aos movimentos

Com certeza você já viu um idoso andando com passos miúdos, bem devagar, apoiando em paredes e móveis. Isso pode ser sinal de lentidão na resposta aos movimentos e sintoma da sarcopenia.

5. Depressão

A depressão é o que fecha o quadro da sarcopenia. Com todos os sintomas e consequências da doença, é comum ocorrer a depressão, por isso é tão importante ter um profissional de psicologia na equipe de tratamento da sarcopenia.

A Orto Center é a única clínica da região qualificada para o tratamento da sarcopenia, com uma equipe multidisciplinar, que conta com ortopedistas, reumatologistas, psicólogo, fisioterapeutas, educador físico, nutricionista e arquiteta, além do ambiente capacitado para tratar a doença.

Leia também:

Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento

A importância da equipe multidisciplinar no tratamento da sarcopenia

10 dicas para deixar a casa mais segura para idosos