Osteoporose: quais alimentos evitar?
  • 21/08/2019

Osteoporose: quais alimentos evitar?

Alguns alimentos interferem (e muito) na absorção do cálcio

A alimentação é fator fundamental para prevenir a osteoporose e no tratamento de quem já tem. Os alimentos ricos em cálcio e vitamina D são os principais aliados na luta contra a osteoporose, porém existem alimentos que são verdadeiros vilões.

Veja o que evitar na osteoporose:

  • Sal

O sódio encontrado no sal aumenta a excreção do cálcio pela urina. Segundo a nutricionista, o ideal é ingerir apenas 5g de sal por dia.

  • Cafeína

Aquele cafezinho depois do almoço é um verdadeiro inimigo da saúde, pois ele rouba todo cálcio ingerido. A cafeína tem efeito diurético, por tanto nenhuma bebida que possua essa substância, como o café, mate ou chá preto deve ser consumida junto ou logo após as refeições. Flavia adverte que o café com leite é uma combinação que deve ter mais leite do que café sempre, para que a cafeína não anule o cálcio do leite. O ideal é que o café seja apenas “pingado” no leite.

  • Refrigerantes

Além do sódio, o refrigerante possui também o fósforo, outra substância vilã do cálcio, pois ele é responsável pela liberação de um hormônio que regula o cálcio nas células e ossos, o Paratormônio.

  • Gorduras saturadas

As gorduras saturadas, presentes na manteiga e carnes gordurosas, por exemplo, aumentam a excreção do cálcio pelas fezes.

  • Excesso de proteínas

As proteínas em excesso aumentam a excreção do cálcio pela urina. De acordo com a nutricionista, o ideal é ingerir entre 0,8g e 1g por quilo de seu peso, por dia.

  • Chocolate

O tão amado chocolate infelizmente é rico em oxálico e cafeína, duas substâncias inimigas do cálcio. Uma aumenta a eliminação do cálcio pelas fezes, a outra pela urina.

  • Alimentos ricos em oxálico e fitato

Alimentos como nozes, feijão, espinafre, gérmen de trigo, tomate e muito outros possuem oxálico e fitato, substâncias que aumentam a eliminação do cálcio pelas fezes.

Quando alimentos ricos em cálcio e ferro são consumidos juntos, um prejudica a absorção do outro.

A Osteoporose é uma doença silenciosa, que afeta cerca de 15 milhões de brasileiros e geralmente é descoberta depois de anos que já está nos ossos. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), mostra em seus estudos que 85% dos homens e 70% das mulheres com Osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura, por isso a prevenção se torna cada vez mais importante.