Raios X: como funciona, quando é indicado e contraindicações
  • 22/02/2019

Raios X: como funciona, quando é indicado e contraindicações

Para algumas pessoas a radiografia é só mais um exame de imagem, porém a sua importância vai muito além. Exames de Raios X facilitam a prevenção e o diagnóstico de doenças sérias

Os Raios X são radiações eletromagnéticas, dependendo da parte do corpo que os raios atravessam, sua intensidade muda. Quanto mais densa a parte radiografada, mais forte a imagem aparece no exame.

Como os ossos são as partes mais duras do corpo, suas imagens são mais intensas, aparecendo mais brancos na radiografia. As partes moles, como, gordura, músculos, e vísceras aparecem mais opacas.

Como é feito o exame de Raios X

O técnico de radiologia é quem faz o exame no paciente, que depois é analisado por um médico. O técnico posiciona o paciente na mesa e controla o disparo dos Raios X. O tempo de disparo e a intensidade dos raios são determinados de acordo com as densidades das partes do corpo examinadas. É preciso ter cuidado, para não disparar raios demais e nem de menos, o que prejudica na hora do laudo.

Quando é indicado fazer uma radiografia

Seu médico pode solicitar Raios X por diversos motivos, por exemplo:

  • Examinar uma área com dor ou desconforto;
  • Monitorar a progressão de uma doença diagnosticada, como osteoporose;
  • Fraturas;
  • Tumores, etc.

Existem diversos motivos para solicitar a radiografia, desde uma fratura causada por queda até a suspeita de um tumor. O importante é procurar um médico na presença de qualquer sintoma diferente, para que ele solicite o exame quando achar necessário e interprete seu resultado corretamente.

Contraindicações

O Raio X é contraindicado para pessoas que não podem ser expostas à radiação e gestantes em fase inicial da gravidez, pois pode ser prejudicial ao bebê. Em uma fase mais avançada da gravidez, a radiografia pode ser feita com a barriga da gestante coberta por uma manta a base de chumbo, evitando que a radiação tenha contato com o bebê.

A origem do Raios X

Com mais de um século de existência, a radiografia é, sem dúvida, um dos exames mais importantes da medicina. Sua prática começou em 1895, com a descoberta dos Raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, o que lhe rendeu o prêmio Nobel de Física em 1901.  O nome “Raios X” foi dado por Conrad porque ele não conhecia a natureza da luz que tinha acabado de descobrir, para ele era um raio desconhecido.

Raios X na Orto Center

A Orto Center possui uma equipe qualificada de radiologistas e equipamentos de ponta, oferecendo Raios X de crânio, face, membros inferiores e superiores, tórax, abdômen, densitometria óssea, além da radiografia panorâmica, exigida em concursos públicos e militares.

A radiografia panorâmica é capaz de pegar a coluna vertebral inteira, o exame mais importante para detecção da escoliose, independentemente da idade ou fase de maturação óssea. A Orto Center é a única clínica da região com essa tecnologia e o paciente já sai com sua radiografia em mãos, no dia do exame.

Leia também:

A importância de Raios X no diagnóstico médico

Câncer nos ossos: causas, sintomas e tratamentos

Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento