Você sabia que o torcicolo tem a ver com problemas na coluna vertebral?
  • 17/10/2023

Você sabia que o torcicolo tem a ver com problemas na coluna vertebral?

O fisioterapeuta Sander Bicalho e o ortopedista especialista em cirurgia de coluna Renato Basto, ambos profissionais da Orto Center, respondem.

Quem nunca sofreu com aquela dorzinha chata no pescoço chamada torcicolo e que de repente, em alguns casos, ela some?

Torcicolo pode estar relacionado a problemas de coluna vertebral?

“Suas causas, geralmente envolvem sedentarismo e tensão muscular. Quando há condições degenerativas como hérnias de disco, por exemplo, os músculos do pescoço podem entrar em espasmo, causando o torcicolo” ressalta o ortopedista Renato Bastos.

fisioterapeuta, Sander Bicalho, concorda com o doutor Bastos e complementa:

“O torcicolo pode estar relacionado a problemas na coluna, sim, e necessita de atenção e tratamento adequado.  Além disso, o torcicolo é caracterizado por uma contração involuntária dos músculos do pescoço, resultando em uma posição anormal da cabeça”.

Exercícios para o pescoço melhoram ou pioram o torcicolo?

Os exercícios de fortalecimento e alongamento do pescoço podem ser eficazes na prevenção e no tratamento do torcicolo, mas Sander alerta:

“A realização desses exercícios deve sempre ser orientada por um fisioterapeuta especializado e experiente ou por profissional de saúde, pois exercícios incorretos podem agravar a condição do torcicolo”.

Portanto, é essencial avaliar a saúde da coluna vertebral quando se enfrenta essa condição desconfortável. O torcicolo recorrente não deve ser considerado como um problema isolado:

doutor Renato Bastos e o fisioterapeuta Sander Bicalho, aconselham quem sofre com torcicolo, buscar ajuda especializada para o diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado:

“Que pode ser a Fisioterapia, medicamentos e em casos mais graves até mesmo a cirurgia” finalizam o ortopedista e o fisioterapeuta.

Você sofre com aquela dorzinha chata e incômoda no pescoço chamada torcicolo? Venha para Orto Center e consulte nossos profissionais.

Acompanhe nossas mídias:  YouTubeInstagram e Facebook

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center