A lombociatalgia dor que se origina na região lombar tem cura?
  • 08/07/2025

A lombociatalgia dor que se origina na região lombar tem cura?

“A cirurgia endoscópica pode ser uma opção eficaz para o tratamento da lombociatalgia, especialmente em casos de hérnia de disco lombar e estenose do canal vertebral” afirma Edward Robert, cirurgião especialista no procedimento.

Você já sentiu uma dor na lombar que irradia para os membros inferiores, especialmente glúteo e posterior da coxa? Sabia que essa dor pode ser chamada de lombociatalgia?

Caso do paciente54, atendido no ambulatório da Orto Center, pelo ortopedista e traumatologistaEdward Robert.

Há cerca de seis meses, com piora progressiva nos últimos três, o paciente vinha sentindo muita dor na coluna lombar, à direita, irradiada para a perna direita, seguindo o trajeto do nervo ciático.

dor, refratária ao tratamento conservador (fisioterápico e medicamentoso) e segundo a Escala Visual Analógica (EVA com pontuação 8 e 9) - ferramenta que auxilia na aferição da intensidade da dor – “de difícil controle”.  

Sintomas do paciente

Apresentava déficit motor e sensitivo, marcha claudicante, limitação para deambulação e para a realização de atividades básicas do cotidiano.

Durante os exames clínico e físico, realizados pelo médico, paciente sentia dor à palpação na topografia das articulações interapofisárias das raízes de L4-L5 e L5-S1 e dor exacerbada com extensão e rotações laterais do tronco, compatível com artrose interapofisária (condição degenerativa que afeta as articulações interapofisárias da coluna vertebral)

“Apresentava também sinais clínicos de compressão radicular em L4 e L5, à direita, com alterações de sensibilidade nos dermátomos áreas da pele do corpo que dependem de conexões nervosas específicas na coluna vertebral. Também foram observadas alterações de força muscular no miótomo de L5 grupo de músculos inervados pela raiz nervosa espinhal L5 , com déficit na extensão hálux movimento de levantar o dedão do pé em direção à parte superior do pé, afastando-o da sola, complementa o doutor Edward Robert.

paciente relatou ainda que sentia dor irradiada para o glúteo, face póstero-lateral da coxa, com parestesia sensação anormal na pele, como formigamento, dormência, coceira ou queimação, na região do maléolo medial e dorso do pé.

Lombociatalgia crônica

Um sinal de Lasègue (método de testagem mais comumente empregado para se diagnosticar hérnia de disco lombar), positivo aos 40°, acusou elevação do membro inferior direito.

Geralmente, isso acontece, devido a uma hérnia de disco, estenose espinhal ou outras condições que afetam a região lombar.

Cirurgia endoscópica em 02.07.2025

técnica minimamente invasiva que oferece vantagens como menor tempo de recuperação e menor trauma cirúrgico, em comparação com a cirurgia aberta tradicional, realizada com sucesso, em aproximadamente uma hora e 50 minutos.

Pós-operatório

A recuperação após a cirurgia endoscópica é geralmente mais rápida, mas ainda requer cuidados como repouso, Fisioterapia e evitar atividades cansativas e desgastantes no início.

A taxa de complicações é geralmente baixa quando o procedimento é realizado com cirurgiões especializados e experientes

Participaram da cirurgia endoscópica Edward Robert Orr (cirurgião ortopédico), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).

ALERTA, PACIENTE!

A decisão em realizar a cirurgia endoscópica deve ser tomada em conjunto com o médico, após uma avaliação individualizada do caso.

Procure um dos especialistas da Orto Center e diminua o risco do procedimento. Agende sua consulta pelo WhatsApp: 3861-6477

Quer saber mais? Acesse nossas mídias sociais (YouTubeInstagram e Facebook ) e assista o vídeo cirúrgico.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center