
ATENÇÃO! Dor na lombar que irradia para a perna nem sempre a causa é hérnia de disco
Conheça o caso de um paciente dos doutores - Edward Robert e Renato Bastos - que ilustra muito bem essa situação.
Paciente, 40 a 50 anos, atendido no ambulatório da Orto Center, apresentava dor irradiada para o membro inferior direito, seguindo o trajeto típico da raiz nervosa S1: da região glútea, passando pela parte posterior da coxa e da perna, até chegar à sola do pé.
“Além disso, manifestava também sintomas na face lateral da perna, sugerindo um envolvimento parcial da raiz L5”, complementam os cirurgiões ortopédicos.
Diagnóstico
O exame clínico já apontava para o comprometimento das raízes nervosas, mas, como de rotina, os médicos solicitaram exames complementares tais como: Ressonância Magnética, Tomografia com reconstrução em 3D da coluna lombar e a Eletroneuromiografia (ENMG) um exame que avalia o funcionamento dos nervos e músculos.
IMPORTANTE: Os exames mostraram que o problema não era uma hérnia de disco:
“Na verdade, tratava-se de uma exostose - pequena formação óssea localizada no processo articular direito, projetando-se em direção ao disco intervertebral”, ressaltam os doutores.
Essa alteração, segundo Edward Robert e Bastos, causou o estreitamento (estenose) do canal lateral, comprimindo o nervo. Vale destacar, que o disco intervertebral estava íntegro, motivo pelo qual não foi necessária à sua retirada.
Cirurgia endoscópica em 22.08.2025 às 17h
Diante do resultado os médicos optaram pelo procedimento a nível das raízes L5 e S1, técnica minimamente invasiva que permite descomprimir o nervo com menos agressão ao organismo.
“A cirurgia durou cerca de uma hora e conseguimos atingir o nosso objetivo, com sucesso, ou seja, liberar a raiz nervosa” finalizam Edward Robert e Renato Bastos, especialistas na técnica endoscópica.
Pós-operatório
O paciente segue para a fase de recuperação funcional, com expectativa de melhora importante da dor e da mobilidade.
Este método, minimamente invasivo, trata problemas da coluna vertebral, como hérnias de disco e estenoses, através de uma pequena incisão.
“Além de proporcionar uma recuperação mais rápida e menos agressiva aos tecidos do que a cirurgia tradicional”, acrescentam.
ATENÇÃO! ESSE CASO REFORÇA UMA LIÇÃO IMPORTANTE
Nem toda estenose do canal lateral está ligada a uma hérnia de disco. Alterações ósseas, como as exostoses, também podem ser responsáveis pelo problema.
“Por isso, uma avaliação detalhada, associada a exames adequados, é essencial para chegar ao diagnóstico correto e oferecer o tratamento mais eficaz”, alertam os ortopedistas da Orto Center.
Equipe cirúrgica: Renato Bastos e Edward Robert Orr (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).
Tem dúvidas sobre dores lombares, sintomas de ciática ou quer saber mais sobre esse tipo de tratamento? Entre em contato conosco pelas nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) ou ligue para WhatsApp: 3861-6477
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center