Artroplastia discal cervical: Uma abordagem cirúrgica para a doença discal
  • 10/11/2025

Artroplastia discal cervical: Uma abordagem cirúrgica para a doença discal

“Trata-se de um procedimento que substitui o disco intervertebral danificado ou herniado, entre as vértebras C6 e C7, por uma prótese artificial”, destacam Alan Robert Wieczorek e Renato Bastos, especialistas em cirurgia da coluna vertebral.

Artroplastia cervical - Considerações Técnicas

Também conhecida como substituição do disco cervical ou disco cervical artificial é indicada, principalmente, para pacientes mais jovens, sem artrose avançada e que não foram bem-sucedidos (as) com tratamentos conservadores e que buscam preservar o movimento natural da coluna

prótese discal tem como principal vantagem preservar a mobilidade do segmento operado (C6–C7), diferentemente da artrodese, sendo, portanto, mais indicada em pacientes jovens como no presente caso.

“O objetivo em utilizarmos essa técnica moderna é aliviar a dor e os sintomas de compressão nervosa, ao contrário da artrodese, que funde as vértebras e imobiliza a área. Sem contar, que a recuperação é mais rápida e menor risco de cirurgias futuras, quando comparada à fusão”, ressaltam Alan Robert e Renato Bastos.

Histórico clínico e indicação cirúrgica

Paciente jovem27, ao ser atendida no ambulatório da Orto Center, apresentava sintomas irradiados para o membro superior esquerdo, com redução progressiva da força muscular e dor de longa evolução.

“Após meses de acompanhamento clínico e tratamento conservador, sem sucesso, incluindo - Acupuntura, exercícios de alongamento, Fisioterapia, RPG, Pilates e medicamentos -, observamos piora dos sintomas sensitivos, motores e autonômicos tais como: tontura, desmaios e palpitações, culminando na indicação dtratamento cirúrgico”, afirmam os doutores.

Exames de imagem

Diante da Radiografia Cervicalem perfil, da paciente, os médicos observaram anomalia congênita, compatível com Síndrome de Klippel-Feil (SKF) - defeito de segmentação vertebral - , caracterizada por fusão congênita rara de corpos vertebrais (“artrodese natural”), acarretando sobrecarga das vértebras adjacentes, principalmente as C5-C6 e C6-C7.

A Ressonância Magnética, evidenciou:

• Hérnia discal C5-C6 posterior, sem compressão radicular;

• Hérnia discal C6-C7, posterior e lateralizada, à esquerda, em correlação direta com a sintomatologia clínica.

“Com o resultado dos exames, decidimos pela abordagem cirúrgica das vértebras C6–C7, visando aliviar a dor da paciente, além de restaurar a mobilidade e evitar a degeneração de outros níveis da coluna”, ponderam os especialistas no procedimento.

Artroplastia discal cervical em 03.11.2025

Técnica cirúrgica moderna

prótese do disco cervical C6–C7, ou seja, a substituição discal cervical, foi feita com a paciente em decúbito dorsal e sob anestesia geral, com a abordagem cervical anterior de extensão universal.

Identificados e dissecados os planos anatômicos, até o corpo vertebral de C6–C7, os cirurgiões, realizaram o controle radiográfico per-operatório (período em que o procedimento cirúrgico está acontecendo), para confirmação do nível.

“Procedemos à discectomia completa, para aliviar a pressão sobre nervos, até exposição da face anterior da dura-máter - membrana mais externa e resistente das meninges que são as camadas de proteção do cérebro e da medula espinhal”, assinalam os cirurgiões ortopédicos.

Prosseguindo, realizaram o teste intersomático para avaliar a função nervosa e a dor lombar, com espaçador de 6 mm, seguido de novo controle radiológico.

Confirmada a altura e alinhamento adequados, implantaram a prótese discal cervical, em substituição ao disco removido.

Encerramento da Artroplastia discal cervical

“Após controle radiográfico final, procedemos à hemostasia rigorosa e suturamos por planos. Em seguida, colocamos o dreno de aspiração, para prevenção de hematoma retro esofágico, complicação potencialmente grave nessa via de acesso”, finalizamos, com sucesso, o procedimento.

Por medida de segurança, paciente foi encaminhada ao CTI para observação. Alta prevista para o dia seguinte.

Entre 10 e 15 dias orientações de repouso relativo e acompanhamento ambulatorial.

Artroplastia discal cervical realizada pelos doutores Alan Robert Wieczorek e Renato Bastos Pereira (cirurgiões ortopédicos especializados no procedimento) e Cláudia Ramos (anestesiologista). Instrumentadora: Marisa Pimentel Brandao.

Descubra como a Artroplastia discal cervical pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Agende uma consulta com um de nossos especialistas em cirurgia da coluna.

WhatsApp: (21) 3861-6477

Acompanhe as mídias sociais da Orto Center (YouTubeInstagram e Facebook ).

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center