
Caso desafiador de cirurgia da coluna vertebral
Cada cirurgia de coluna é única, principalmente em pacientes que já passaram por operações anteriores. A explicação clara ao paciente sobre riscos e possibilidades é fundamental para o sucesso do tratamento.
Histórico do paciente
Paciente, 59, atendido no ambulatório da Orto Center, pelos doutores, Edward Robert e Renato Bastos, há décadas foi submetido a uma cirurgia na região baixa da coluna lombar, a nível das raízes de L5-S1.
“Na ocasião, foi colocado um dispositivo interespinhoso - espécie de espaçador entre os ossos da coluna - usado para abrir espaço no canal vertebral. Esse tipo de procedimento, com o passar dos anos, caiu em desuso”, avaliam os cirurgiões ortopédicos.
Durante a consulta, o paciente comentou que há tempos sentia muita dor e dificuldade para caminhar. Segundo os médicos, esses sintomas configuram claudicação intermitente de origem neurogênica, ou seja, dor e fraqueza nas pernas causadas por compressão dos nervos da coluna.
Importância do Tratamento Conservador
Vale ressaltar, que a equipe cirúrgica da Orto Center sempre prioriza o tratamento conservador (sem cirurgia), que inclui: Acupuntura e RPG, Exercícios Físicos, Fisioterapia, Medicação para controlar a dor, Modificação de Hábitos, Uso de Coletes, entre outros.
A cirurgia só é indicada quando esses métodos falham.
Exames
Na análise dos exames realizados pelo paciente, entre eles Raios-X, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, os doutores Edward e Renato Bastos observaram uma hérnia de disco (deslocamento do disco da coluna) central, a esquerda, avançando também a direita, comprimindo as raízes nervosas em L5 e S1 e sinais de compressão, também em raízes mais altas, principalmente no lado direito.
Diagnóstico
Diante desse resultado a equipe cirúrgica questionou:
“Qual região priorizamos na cirurgia? A hérnia inferior (L5-S1) ou a superior? Após, avaliar cuidadosamente os sintomas clínicos, optamos por liberar a raiz nervosa de L5-S1 à esquerda”.
Mas, antes de decidirem por realizar o procedimento, os doutores Edward Robert e Renato Bastos, explicaram ao paciente:
“Em casos de múltiplas compressões na coluna, pode haver necessidade de cirurgias futuras para tratar outras raízes nervosas, caso surjam novos sintomas”.
Procedimento Cirúrgico em 23.08.2025 às 7 horas
Como o paciente já havia passado por uma cirurgia no mesmo local, os especialistas em cirurgia endoscópica, encontraram uma anatomia alterada e aderências cicatriciais (tecidos de cicatrização que se formam após a cirurgia), o que dificultou o acesso.
No decorrer do ato cirúrgico eles realizaram: laminectomia parcial (remoção de parte da lâmina óssea que cobre o canal vertebral, para dar mais espaço aos nervos), hemifacetectomia (remoção parcial das articulações da coluna para aliviar a pressão), retiraram o recesso lateral (remoção de ossos ou ligamentos que pressionavam a raiz nervosa no canto lateral do canal) e neurólise (liberação do nervo preso por fibrose).
“Por fim, trocamos o instrumental cirúrgico e utilizamos uma ótica mais fina para conseguir retirar a hérnia de disco com maior precisão”.
Resultado
A cirurgia durou aproximadamente três horas. O paciente seguirá para o processo de recuperação funcional, com Fisioterapia e acompanhamento contínuo.
Equipe cirúrgica: Renato Bastos e Edward Robert Orr (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).
PACIENTE, ATENÇÃO!
Cada cirurgia de coluna é única, principalmente em pacientes que já passaram por operações anteriores.
O planejamento detalhado, a avaliação clínica cuidadosa e a explicação clara ao paciente sobre riscos e possibilidades são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Marque sua consulta pelo WhatsApp: 3861-6477
Acesse nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) e assista os vídeos dos procedimentos realizados por médicos da Orto Center especialistas em cirurgia endoscópica de coluna..
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center