
Cirurgia Artroscópica resolve a instabilidade anterior do ombro?
“Sim, na maioria dos casos, a cirurgia artroscópica é eficaz, sendo o meu método preferido”, afirma Renato Bastos, cirurgião especialista no procedimento”.
Cirurgia Artroscópica para a instabilidade anterior do ombro
É hoje uma das principais técnicas utilizadas para pacientes jovens e ativos que sofrem com luxações recorrentes.
“Além de ser minimamente invasiva, proporciona menor dor no pós-operatório, recuperação mais rápida e uma taxa elevada de sucesso quando comparada a métodos tradicionais”, destaca doutor Bastos.
Histórico do paciente
Jovem, 27, atendido no ambulatório da Orto Center, apresentou um histórico de luxação recidivante do ombro esquerdo, na maioria das vezes episódios repetidos em que o ombro “sai do lugar”.
Segundo relato do paciente, há bastante tempo que a luxação lhe trazia limitação funcional importante, impedindo-o de praticar diversas atividades físicas e esportivas.
Diagnóstico
“Após exames complementares, confirmei que o problema estava relacionado à soltura da cápsula anterior da glenóide que nada mais é que o afrouxamento do ligamento e da cápsula que estabilizam a parte da frente da cavidade do ombro”, destaca Bastos.
Cirurgia Artroscópica em 27.08 às 10h
Diante da luxação recidivante diagnosticada como uma das principais causas de instabilidade anterior do ombro, doutor Renato, optou pelo procedimento minimamente invasivo, realizado com câmera e instrumentos inseridos por pequenas incisões.
“Acessei a parte posterior do ombro e limpei a articulação escapuloumeral (remoção de tecidos frouxos ou degenerados no interior da articulação). Em seguida, realizei o desbridamento (limpeza e preparo das superfícies) e a drilagem do rebordo anterior da cápsula e da glenóide (pequenos orifícios feitos no osso e na cápsula para estimular sangramento e cicatrização)”.
Prosseguindo, o cirurgião fixou a região com duas âncoras (implantes que funcionam como pequenos parafusos de titânio ou material absorvível) com três fios de sutura cada, permitindo a reaproximação da cápsula articular ao rebordo da glenóide (reparação do tecido estabilizador do ombro).
“Dessa forma, consegui restaurar a estabilidade da articulação e prevenir novas luxações”, pondera o especialista em cirurgia de ombro.
Pós-cirúrgico da Artroscopia de ombro
Seguir as orientações médicas para o uso da tipoia, a aplicação de gelo, o controle da dor com analgésicos e Fisioterapia a partir da terceira semana para recuperar força e mobilidade.
A reabilitação é gradual, dependendo da complexidade da lesão, exigindo paciência e acompanhamento contínuo do ortopedista.
Participaram da Cirurgia Artroscópica: Renato Bastos (cirurgião ortopédico); Claudia Ramos (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora). Artroscopia para a instabilidade do ombro
Esse procedimento devolve ao paciente segurança para realizar suas atividades físicas e melhora significativa na qualidade de vida.
Se você está em busca de um ortopedista especialista em ombro com expertise em Artroscopia, abordagem humanizada e pelo uso de tecnologias modernas agende sua consulta com doutor Renato Bastos pelo WhatsApp: 3861-6477
Acompanhe nossos canais de comunicação (YouTube, Instagram e Facebook )
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center