
Cirurgia de hérnia de disco lombar: um caso clínico interessante e desafiador
Ficou curioso? Leia o conteúdo e saiba por que os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos decidiram pelo tratamento cirúrgico no caso a seguir.
Paciente, 40, atendido no ambulatório da Orto Center, apresentava dores intensas na coluna lombar, com sintomas irradiados para a região posterior da coxa e glúteo que vinham comprometendo significativamente sua qualidade de vida.
Durante alguns meses, o paciente submeteu-se ao tratamento conservador, sem sucesso, e diante da persistência dos sintomas, os doutores Edward Robert e Renato Bastos concluíram que a melhor conduta seria o tratamento cirúrgico.
“Como de praxe, para uma análise precisa do quadro, além da avaliação clínica detalhada e do exame físico minucioso, solicitamos exames complementares como Ressonância Magnética, Tomografia e Eletroneuromiografia. Eles revelaram a presença de hérnias discais, em dois níveis: L4 e L5, à direita, e L5 e S1”, complementam.
Em qual nível intervir? Eis a questão...
Os médicos ressaltam que, muitas vezes, o mais relevante não é apenas a imagem da Ressonância Magnética, mas, sim, a correlação com a sintomatologia do paciente.
“Após análise criteriosa dos exames e da história clínica do paciente, identificamos que a hérnia no nível L4 e L5, à direita, apresentava-se em posição posterior e posterolateral. A hérnia comprometia não apenas a raiz de L5, como também tocava a raiz de S1, dentro do saco dural, também conhecido como dura-máter espinhal, que protege e contém a medula espinhal e as raízes nervosas, nesse mesmo nível (L4 e L5)”, ponderam.
Diante desse cenário, os especialistas em cirurgia de coluna, optaram por realizar a intervenção cirúrgica, especificamente, no nível L4 e L5, uma vez que essa hérnia era a responsável pela compressão da raiz descendente de L5 que emerge nesse nível e segue em direção à vértebra inferior, além de afetar também a raiz de S1 dentro do saco dural.
Cirurgia endoscópica em 28.05.2025
Vale destacar um ponto interessante desta cirurgia: a utilização de uma estratégia diferenciada.
O procedimento foi iniciado com uma ótica de diâmetro maior, específica para procedimentos degenerativos.
Esse Endoscópio, oferece um campo de visão consideravelmente mais amplo do que o Endoscópio interlaminar convencional, o que proporcionou aos cirurgiões maior agilidade e segurança na fase de acesso até o canal lombar.
“Optamos pela abordagem interlaminar, à direita, utilizando como referência o conhecido “V-Point”, ou seja, a pontuação V, um sistema de avaliação que utiliza uma escala para determinar a qualidade das imagens transmitidas durante a cirurgia endoscópica”, descrevem os cirurgiões.
No decorrer do ato cirúrgico eles realizaram a limpeza da região e a retirada parcial da lâmina vertebral de L4, assim como do processo articular direito.
“Prosseguimos com a remoção do ligamento amarelo - que já se encontrava denso — até expor a hérnia discal em posição posterior e posterolateral, removida em sua totalidade”, acrescentam.
Após a remoção do ligamento amarelo, realizaram a troca do equipamento, o que conferiu ainda mais conforto aos cirurgiões e uma excelente visualização do campo operatório.
“A hérnia foi totalmente retirada, revisamos cuidadosamente todas as estruturas anatômicas e realizamos o controle rigoroso de sangramento antes do fechamento da ferida operatória”, comemoram.
Tempo total do procedimento, aproximadamente uma hora e vinte minutos, com um desfecho intraoperatório excelente.
Equipe: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica)
Esclarecimento ao paciente
Embora este procedimento vise resolver o problema atual, existe a possibilidade de desenvolvimento de sintomatologia futura no outro nível acometido: L5 e S1.
Essa informação deve sempre ser compartilhada com clareza durante o processo de orientação pré-operatória.
Marque sua consulta pelo WhatsApp: 3861-6477
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook e assista os vídeos dos procedimentos realizados por médicos da Orto Center especialistas em cirurgia endoscópica de coluna..
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center