Cirurgia endoscópica alivia a dor lombar do paciente?
  • 07/07/2025

Cirurgia endoscópica alivia a dor lombar do paciente?

“Na maioria das vezes, sim, ainda mais quando o paciente apresenta quadro de estenose do canal vertebral” avalia Edward Robert Orr, cirurgião ortopédico especialista no procedimento.

Paciente, 69, atendido na Clínica Orto Center, há cerca de 8 meses, sofria de dor lombar, piorando nos últimos três meses, mesmo com tratamentos fisioterápicos e uso de medicamentos.

No resultado do exame físico do paciente, ficou evidente lombociatalgia, constantemente confundida com lombalgia. Tratava-se de uma dor dos dois lados que atingia a região lombar, irradiada para as pernas bem pior a do lado direito.

A dor era tão intensa, segundo o paciente que, mesmo com todos os cuidados, continuava difícil controlá-la.

doutor Edward Robert complementa: “Para se ter uma ideia, chegou a atingir 9 na escala de dor (VÁS: 0 a 10)”.

Sintomas de estenose do canal vertebral

Além da dor, o paciente apresentava fraqueza (déficit motor), perda de sensibilidade e dificuldade para andar, o que limitava bastante suas atividades do dia a dia.

O teste de elevação da perna (chamado de sinal de Lasègue) deu positivo com apenas 40° no lado direito, o que reforça a suspeita de compressão de raiz nervosa.

Havia ainda, alterações de sensibilidade nos trajetos dos nervos L5 e L4 (essas raízes nervosas saem da região lombar da coluna e descem pelas pernas), com dor irradiando para o glúteo, parte de trás da coxa e panturrilha direita.

Também havia fraqueza muscular, principalmente na extensão do joelho e no movimento de levantar o dorso do pé em direção a canela, chamado dorsoflexão, além de dor ao toque nas articulações da coluna entre as vértebras L3-L4 e L4-L5, nos dois lados.

Exames constatam estenose do canal vertebral

Depois de avaliar todos os exames de imagem e clínicos, o médico concluiu que o melhor caminho seria a cirurgia endoscópica interlaminar técnica minimamente invasiva feita com câmera e pinças finas.

“Esse paciente, por apresentar um quadro de estenose do canal vertebral, ou seja, estreitamento do canal por onde passam os nervos, eu precisava liberar os dois lados da coluna lombar”, pondera o doutor Edward.

Cirurgia endoscópica em 24.06.2025

Realizada com sucesso, durou cerca de duas horas e meia.

“O próximo passo é o pós-operatório, com o objetivo de garantir uma boa recuperação e retorno à qualidade de vida”, conclui o ortopedista especialista em cirurgia de coluna.

Participaram do procedimento endoscópico: Edward Robert Orr (cirurgião ortopédico), Bruno Rangel; (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).

diagnóstico precoce de estenose do canal lombar, doença também conhecida como estenose espinhal lombar, é essencial para a efetividade do tratamento.

Quer saber mais? Acesse nossas mídias sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e assista o vídeo cirúrgico. Cuidar do seu movimento é devolver sua liberdade de viver!

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center