
Desafio: Paciente submetido a nove cirurgias lombares realiza procedimento endoscópico
“Nesse caso complexo, a única alternativa que encontramos foi a descompressão da Raiz L5, por via endoscópica, técnica minimamente invasiva”, esclarecem Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos.
O longo histórico do paciente, próximo aos 50, com nove cirurgias lombares, culminou em uma artrodese multinível da coluna lombar o que levou a decisão dos doutores, Edward Robert e Renato Bastos, realizarem o procedimento endoscópico.
Ao ser examinado pelos ortopedistas, no ambulatório da Orto Center, o paciente queixava-se de dor intensa na quinta vértebra lombar, causada por uma condição neurológica ou pela compressão ou irritação da Raiz nervosa L5
“Apesar do paciente ser submetido por um longo período, sem resultado, a tratamentos conservadores, entre eles medicação, bloqueios e fisioterapia”, complementam os médicos.
Diante da complexidade do caso, esclareceram ao paciente que a única alternativa seria uma tentativa de descompressão da Raiz L5, por via endoscópica.
Avaliação pré-operatória
Necessária para verificar a saúde do paciente, identificar riscos e planejar a intervenção de forma segura.
Resultado dos exames, em mãos, tanto físico (déficit sensitivo-motor compatível, com compressão da raiz L5) quanto de imagem (Raios X, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética), os médicos constataram:
“Estenose severa do canal lateral nas raízes L5 e S1, a esquerda, com forame (abertura localizada entre duas vértebras adjacentes na coluna vertebral) praticamente entupido, comprimindo a Raiz espinhal L5”.
Cirurgia endoscópica na coluna lombar em 24.09.2025
Para facilitar o trabalho e permitir que o procedimento fosse menos invasivo, os cirurgiões utilizaram a Técnica TomShidi/Tomxit drill system, com acesso por via endoscópica posterolateral em L5 e S1:
“A utilização dessa Técnica desenvolvida pelo Dr. Thomas Hoogland, consiste numa broca progressiva sob controle radiográfico o que permite a abertura controlada do forame”, explicam.
A partir daí, a equipe cirúrgica identificou a Raiz L5 espessada, com aderências cicatriciais difusas e colaterais vasculares proeminentes.
“Com a liberação completa da L5, desde a emergência da dura-máter - camada mais externa e espessa das meninges que são as membranas que protegem o cérebro e medula espinhal - até a saída do forame, removemos as compressões ósseas e fibrosas”.
Descobertas durante a cirurgia endoscópica
Que durou aproximadamente duas horas e meia, os cirurgiões encontraram:
- Anatomia do paciente, severamente alterada, devido a múltiplas cirurgias prévias;
-Raiz L5 hipertrofiada e congestionada, confirmando compressão crônica de longa evolução.
Pós-operatório do paciente
- Acompanhamento clínico para avaliar o grau de intensidade e persistência de sintomas leves;
- Expectativa de melhora funcional após a descompressão efetiva da raiz.
Participaram do procedimento: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Rodrigo Mendes (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Cirurgia endoscópica de coluna: Alternativa minimamente invasiva e eficaz para descompressão neural em situações complexas.
Consulte nossa equipe cirúrgica e tire suas dúvidas: WhatsApp: 3861-6477
Acompanhe as mídias sociais da Orto Center e fique bem informado (YouTube, Instagram e Facebook)
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center