Dor ciática crônica: A cirurgia de descompressão nervosa é uma opção?
  • 23/07/2025

Dor ciática crônica: A cirurgia de descompressão nervosa é uma opção?

“Quando os tratamentos conservadores não são eficazes, sim... A descompressão visa aliviar a pressão sobre o nervo ciático”, responde Edward Robert, cirurgião ortopédico especialista em coluna lombar.

Caso clínico

Paciente75, atendido no ambulatório da Orto Center, sofria com dor intensa na região lombar e perna direita, conhecida como lombociatalgia.

Essa dor insuportável o incomodava há 1 ano e 7 meses, mas, nos últimos quatro, piorou muito, ao ponto de limitá-lo para atividades simples do dia a dia, como caminhar, se levantar ou até dormir.

Sintomas

“O paciente sentia dor irradiada (que descia da lombar para o glúteo, parte lateral da coxa e chegava até o dorso do pé), formigamento no dedão (hálux) e fraqueza para levantar o pé e o dedão – o que chamamos de déficit motor”, assinala o doutor Edward.

Um teste muito usado para avaliar dor ciática, chamado Lasègue, acusou positivo para o paciente: ao elevar a perna direita, a dor aparecia já com 30° de elevação, o que indicava forte compressão nervosa.

Exame clínico

“No exame, percebemos sinais claros de compressão dos nervos da lombar, principalmente das raízes nervosas L4 e L5. Esses nervos são responsáveis por levar força e sensibilidade para partes importantes da perna e do pé”, complementa o doutor. 

Por que operar?

Normalmente, o médico tenta tratamentos sem cirurgia sempre que possível, tais como: fisioterapia, medicamentos e reabilitação.

“Mas nesse caso, nada funcionou e os sintomas pioraram progressivamente, afetando a qualidade de vida do paciente que poderia trazer risco de sequelas neurológicas permanentes”, lamenta o cirurgião.

Cirurgia de descompressão nervosa em 09.07.2025

Para liberar os nervos comprimidos no nível das raízes nervosas de L4-L5 e dar mais espaço para o nervo e aliviar a pressão.

procedimento cirúrgico durou cerca de 90 minutos. Realizado com sucesso no recesso lateral, local onde o nervo costuma ficar “preso” por compressão.

Recuperação pós-cirurgia

Pode variar, mas geralmente envolve um período de repouso e fisioterapia para fortalecer os músculos e restaurar a função.

O retorno às atividades normais pode levar algumas semanas ou meses, dependendo do procedimento e da resposta individual. 

“O objetivo é que, após a recuperação, o paciente tenha alívio da dor, retome força muscular e volte a andar com mais segurança”, finaliza o ortopedista.

O cirurgião ortopédico Edward Robert Orr, o anestesiologista Bruno Rangel e a instrumentadora cirúrgica Erica Torres participaram da cirurgia para a dor ciática.

PACIENTE: Se você está considerando a cirurgia de descompressão para a dor ciática é fundamental buscar orientação médica para discutir suas opções e tomar uma decisão informada.

Agende sua consulta pelo WhatsApp: 3861-6477 com um de nossos especialistas em tratamento de coluna.

Acesse as mídias sociais da Orto Center (YouTubeInstagram e Facebook ) e assista os vídeos cirúrgicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center