
Estenose do Canal Vertebral: Saiba como foi a cirurgia de uma paciente da Orto Center
A estenose é uma condição degenerativa, mais comum em idosos, causada pelo desgaste da coluna.
O que é a estenose?
A patologia acontece, quando o canal por onde passam os nervos da coluna vai ficando cada vez mais estreito, comprimindo essas estruturas.
Os doutores, Edward Robert e Renato Bastos, descrevem os sintomas gerados pela estenose, na paciente idosa, entre 80 e 90, atendida no ambulatório da Orto Center.
“Dor lombar na parte baixa das costas, irradiada para as pernas descendo para coxas, panturrilhas ou pés e claudicação intermitente, ou seja, dificuldade ao caminhar, o que obriga a pessoa parar, após alguns passos, para descansar”.
Avaliação da paciente
Além da conversa clínica e do exame físico - fundamental para o diagnóstico - os médicos solicitaram Raios X, Ressonância Magnética e Tomografia.
“Esses exames mostraram vários pontos de compressão, tanto no canal central quanto nos recessos laterais da coluna lombar, sendo os mais importantes entre as vértebras L4 e L5”, argumentam.
Decisão da equipe
Quando os profissionais, enfrentam casos como o citado acima, geralmente surge o dilema:
“Fazemos uma artrodese a fixação de várias vértebras com parafusos e hastes, ou realizamos uma cirurgia endoscópica, que é menos agressiva, focada apenas em liberar os nervos comprimidos”?
No caso dessa paciente, a dor irradiada era o principal problema. Como a dor lombar não era tão intensa a ponto de justificar uma artrodese, os especialistas em cirurgia de coluna, optaram pelo procedimento endoscópico.
Cirurgia endoscópica em 17.09.2025, às 7 horas
Os especialistas no procedimento, Edward e Bastos, realizaram uma laminectomia ampla nos níveis de L3 e L4.
“Removemos uma parte significativa da lâmina vertebral nas vértebras L3 (terceira na lombar) e L4 (quarta na lombar). com retirada do ligamento amarelo e abertura dos recessos laterais, primeiro à esquerda e depois à direita”.
Procedimento feito objetivo alcançado
“Alívio da pressão sobre a medula espinhal e/ou os nervos espinhais, frequentemente causada por hérnias de disco, esporões ósseos ou estreitamento do canal vertebral”, consideram.
A cirurgia, que durou cerca de três horas e meia, permitiu liberar todo o canal central da coluna lombar e as saídas dos nervos comprimidos.
Pós-operatório imediato
A paciente relatou grande melhora da dor irradiada para a perna esquerda.
O próximo passo é a fase de recuperação fisioterápica, que deve durar cerca de dez dias, antes de retomar gradualmente as atividades no dia a dia.
Agradecimentos à equipe
Parabéns e gratidão pelo trabalho impecável aos cirurgiões ortopédicos Edward Robert Orr e Renato Bastos, ao anestesiologista Bruno Rangel e à instrumentadora cirúrgica Érica Torres.
ALERTA, PACIENTES!! Estenose da coluna lombar
Mais um exemplo de como essa cirurgia minimamente invasiva pode devolver qualidade de vida e autonomia para vocês que sofrem com a doença.
Marque agora uma consulta pelo WhatsApp: 3861-6477 com um de nossos especialistas em cirurgia de coluna.
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) e assista os vídeos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center