Medicina endoscópica devolve qualidade de vida para o paciente?
  • 24/08/2025

Medicina endoscópica devolve qualidade de vida para o paciente?

“Mais do que um procedimento cirúrgico oferece também resultados eficazes e com menor agressão ao organismo”, respondem Renato Bastos e Edward Robert Orr, cirurgiões ortopédicos.

História de superação

Paciente,  década da vida, convivia há muitos anos, com dores intensas nos membros inferiores, especialmente no lado esquerdo.

Sua trajetória de sofrimento começou de forma discreta, com uma sensação de hipoestesia (perda parcial da sensibilidade), que evoluiu para disestesia (sensações anormais e dolorosas), depois para dificuldades motoras e, por fim, para a claudicação intermitente de origem neurogênica - aquela dor que obriga a pessoa a parar de caminhar após poucos passos, tamanho o incômodo.

Foram anos de tentativas de tratamento conservador, sem o resultado esperado.

Chegada na Orto Center

Atendida no ambulatório da Clínica, os doutores Renato Bastos e Edward Robert, solicitaram uma bateria de exames complementares, entre eles Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Eletroneuromiografia.

“O diagnóstico foi claro: uma estenose importante do canal vertebral, tanto central quanto lateral, de forma bilateral, mais pronunciada à esquerda”, assinalam.

Diante desse quadro, indicaram a cirurgia endoscópica, técnica minimamente invasiva que permite aos médicos atuarem com precisão.

Cirurgia endoscópica em 22.08.2025 às 14h

Os cirurgiões justificam que o objetivo do procedimento foi promover a descompressão da vértebra L4, em direção a L5:

“Removemos a lâmina óssea, o ligamento amarelo e o excesso lateral que pressionava a raiz nervosa, até chegar à neurólise (liberação) da raiz de L5, com especial atenção ao lado esquerdo, onde a compressão era mais significativa”.

Após quase três horas de trabalho minucioso, os cirurgiões alcançaram o objetivo: liberar as raízes nervosas comprimidas e restituir espaço ao canal vertebral.

Pós-operatório

paciente agora segue para o processo de recuperação funcional.

O acompanhamento adequado, vai trazer para a paciente não apenas alívio da dor, mas, também, a chance de retomar atividades simples do dia a dia que antes estavam limitadas.

Equipe cirúrgicaRenato Bastos e Edward Robert Orr (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).

Esse caso representa a vitória da perseverança e do avanço da Medicina Endoscópica. Marque sua consulta pelo WhatsApp: 3861-6477 

Acompanhe nossas mídias sociais (YouTubeInstagram e Facebooke assista os vídeos dos procedimentos realizados por médicos da Orto Center especialistas em cirurgia endoscópica de coluna..

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center