Tratamento minimamente invasivo para fratura por Osteoporose na coluna
“Utilizamos a cifoplastia torácica e/ou o bloqueio caudal procedimentos distintos que tratam áreas diferentes da coluna vertebral”, argumentam Alan Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos.
Histórico clínico
Paciente idosa, entre 70 e 80, sofreu há alguns meses, uma queda da própria altura, provavelmente pela perda de equilíbrio, evoluindo com dor intensa na coluna toracolombar região da coluna vertebral que une a parte torácica (superior) e a lombar (inferior).
“Caso dessa paciente que atendemos no ambulatório da Orto Center. Exame de imagem inicial, evidenciou uma fratura osteoporótica traumática da vértebra T12, com edema ósseo significativo e perda parcial da altura corporal vertebral”, ressaltam os doutores Alan Robert e Renato Bastos.
Tratamento conservador
Inicialmente, a paciente foi tratada com analgésicos, colete e repouso relativo, porém, sem melhora clínica satisfatória.
“Diante da dor incapacitante e persistente e do padrão de fratura compatível, indicamos a cifoplastia percutânea e o bloqueio caudal, procedimentos cirúrgicos, minimamente invasivos, que tratam fraturas na coluna vertebral, como as causadas por Osteoporose”, ponderam os médicos.
A autorização dos procedimentos pelo Plano de saúde, ocorreu após alguns meses da indicação inicial, motivo pelo qual foi realizada nova Ressonância Magnética, ainda demonstrando presença de edema vertebral, o que reforçou a indicação cirúrgica.
Cifoplastia torácica e bloqueio caudal realizados em 13.10.2025
Técnica cirúrgica
Com a paciente em decúbito ventral, sob monitorização e anestesia local, sedação leve, os cirurgiões Alan e Bastos, procederam à punção dos pedículos da vértebra T12, bilateralmente:
“Esse procedimento cirúrgico especializado para a fixação da coluna, com parafusos pediculares, geralmente é utilizado em casos de fraturas, deformidades ou instabilidade. Tudo isso sob controle radioscópico em tempo real”, frisam.
Cifoplastia torácica da vértebra T12
A equipe realizou a via de acesso transpedicular - técnica cirúrgica com progressão das cânulas até a área central da fratura.
“Iniciamos, então, a injeção lenta e controlada, bilateralmente, de cimento ortopédico de PMMA, uma resina acrílica usada para estabilizar fraturas, com adequada distribuição do material e sem sinais de extravasamento clinicamente relevantes”, acrescentam.
Bloqueio caudal analgésico
Técnica habitual minimamente invasiva com boa tolerância para aliviar a dor lombar, associada a alterações degenerativas.
Os procedimentos realizados com sucesso duraram cerca de 25 minutos e transcorreram sem intercorrências.
“A paciente manteve a estabilidade clínica e hemodinâmica durante as intervenções. Segue, em monitoramento pós-operatório, com orientações de reabilitação gradual, visando controle álgico, ou seja, processo de alívio e manejo da dor, visando melhorar a qualidade de vida e retomada funcional”, finalizam os cirurgiões ortopédicos especialistas em coluna vertebral.
OBS: Os vídeos da cirurgia foram registrados e encontram-se anexados ao prontuário à disposição da paciente.
Participaram da cirurgia de fratura osteoporótica da Coluna: Alan Robert e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Claudia Ramos (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).
Dor não é normal. Tratamento minimamente invasivo pode ser a solução para a sua fratura osteoporótica. Procure um de nossos especialistas em cirurgia de coluna.
Tire suas dúvidas: WhatsApp: (21) 3861-6477
Acompanhe as mídias sociais da Orto Center e fique bem informado (YouTube, Instagram e Facebook).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center.

