A Artroscopia é a solução para tratar lesões no ombro?
  • 24/04/2023

A Artroscopia é a solução para tratar lesões no ombro?

Sem dúvida. Na maioria dos casos, sim. - Responde o cirurgião ortopédico Renato Bastos. Confira o procedimento bem-sucedido realizado pelo médico numa paciente idosa.

Artroscopia do ombro é uma cirurgia simples que ajuda o médico a diagnosticar ou tratar lesões de uma articulação.

Uma paciente de 76 anos chegou à Clínica Orto Center com dores no ombro direito há longa data e tentativas, sem sucesso, com tratamentos conservadores.

“Depois de analisar o caso, verifiquei que estava diante de uma lesão do tendão do supra espinhoso e síndrome acromial direita. O resultado da Ressonância Magnética confirmou a minha hipótese clínica, além de apresentar sinais de artrose avançada” explica o doutor Renato Bastos.

Diante do diagnóstico, o cirurgião optou pelo tratamento por via artroscópica

procedimento cirúrgico minimamente invasivo em que permite investigar o interior de uma articulação usando um aparelho chamado Artroscópio. 

Procedimento ocorrido em 19 de abril passado

“Iniciei o procedimento, por via intra-articular. Realizei a limpeza peri bicipital

e cauterizei grande quantidade de membrana sinovial o que acredito seria outro fator para o agravamento da dor na paciente” acrescenta o médico

Em seguida, o doutor Renato abordou a sub acromial por dois caminhos: com a Bursectomia (retirada de um tecido que se chama bursa sinovial a "famosa bursite") e com a Acromioplastia (raspagem da ponta do acrômio). “Além da retirada de grande exostose também conhecida por esporão ósseo em direção subacromial" complementa.

Término do procedimento

Após 40 minutos de cirurgia foi visualizado o músculo supra espinhal com retração importante, além da presença de lipo substituição: 

“Devido a qualidade do tendão, lipo substituição, retração e pelo fato de ter conseguido obter um excelente espaço sub acromial e regularização distal da clavícula, optei em não realizar a sutura. A próxima etapa é o pós-operatório” finaliza o cirurgião Renato Bastos.

Participaram da cirurgia: Renato Bastos (médico-cirurgião) e Marisa Brandão (instrumentadora).  

Parabéns, equipe Orto Center!

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center