Tratamento para lesão na articulação acromioclavicular: cirúrgico ou não cirúrgico?
  • 15/03/2024

Tratamento para lesão na articulação acromioclavicular: cirúrgico ou não cirúrgico?

“Geram controvérsias no meio médico quanto à escolha do melhor tratamento. Tudo depende da avaliação do profissional e do paciente que está sendo tratado” responde Renato Bastos, cirurgião ortopédico com descrição de um caso.

Luxação acromioclavicular. O que é?

Lesão da articulação acromioclavicular localizada na parte superior do ombro (acrômio) e na porção mais lateral da clavícula.

Essa articulação é de extrema importância, pois a clavícula é a única conexão do ombro com o tronco.

Os ligamentos acromioclaviculares estabilizam essa articulação, auxiliando no bom funcionamento e mobilidade do ombro.

Histórico do paciente

Atendido no ambulatório da Orto Center pelo doutor Renato Bastos o paciente60, relatou que há algum tempo sentia dificuldade em movimentar o ombro em abdução, ou seja, quando afastava o membro superior do tronco e na rotação externa.

“Como de rotina, tentei o tratamento conservador e, em algumas ocasiões, a infiltração. Sem sucesso, argumentei com o paciente que a solução seria o tratamento cirúrgico”, acrescenta o médico.

Síndrome do impacto acromial

Patologia também chamada de Impingement” sub acromial é justamente a Artropatia degenerativa do acrômio clavicular, mais conhecida como Osteoartrite das articulações acromioclaviculares, condição degenerativa que pode ser inflamatória.

Em algumas situações se forma uma protuberância óssea ocupando espaço da região subacromial. 

Cirurgia realizada em 11 de março

Posicionado o paciente em decúbito lateral, através de um acesso posterior o especialista em cirurgia de ombro chegou ao espaço subacromial. Depois da retirada de muito material fibrótico e da Bursa subacromial finalizou o ato cirúrgico com a retirada de uma fina camada da região subacromial.

Segundo o cirurgião ortopédico o objetivo do procedimento foi aumentar e liberar o espaço para que o tendão transite livremente abaixo da estrutura óssea.

“Feito todos estes procedimentos, acredito na boa evolução do paciente” , comemora o doutor Renato Bastos.

 Acesse nossos vídeos nas mídias sociais:  ( YouTubeInstagram e Facebook) e assista todos os procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center